ALEMS faz homenagens em solenidade da Semana Estadual da Juventude

Imagem: A solenidade, realizada de forma semipresencial, faz parte da programação da Semana Estadual da Juventude
A solenidade, realizada de forma semipresencial, faz parte da programação da Semana Estadual da Juventude
22/09/2021 - 20:14 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) é um espaço legítimo de afirmação dos interesses e necessidades juvenis. E, na noite desta quarta-feira (22), o momento foi de celebrar a Semana Estadual da Juventude, instituída pela Lei 3.748, de 25 de setembro de 2009. 

Sessão solene, proposta pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), foi realizada de forma semipresencial para entrega da Medalha do Mérito da Juventude às pessoas físicas e jurídicas que se destacam pelos bons e relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas voltadas direta ou indiretamente para a juventude.

“Incentivar o jovem é de grande relevância para seu fortalecimento intelectual e pessoal. A Medalha de Mérito é uma forma de agradecer a contribuição que cada homenageado para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. Hoje, a Assembleia Legislativa reconhece a atuação de jovens nas áreas da assistência social, saúde, educação, cultura e esporte”, destacou o proponente da solenidade.

A honraria, instituída pela Resolução 71/2015, foi entregue para: Daniel Abreu de Sena, Diego Pereira Coelho, Elle Malfará, Ian Odara Araujo Leal, Laura Miranda, Nathalia Nantes, Renata Conceição Correia, Yeltsin Francisco Ortega Jacques, Antônio Elson Santana, Mathias da Silva Rondon, Rafael Dantas de Oliveira, Ismael Utino Tavaloni, José Luiz Fernandes Varella, Kaway Del Negro Paiva, Walid Muhamad Samih Gharib, Auro Henrique Teodoro Soster Filho, Vitória Moraes, Marcelo Meger Deus, Mariana Amalia de Castro Soares Ribeiro Dias, Bruno Ortiz, Fábio Rocha e Silva Ferreira, Gabriel Montoura de Oliveira e Isadora Dalbosco Marchesan.

Políticas públicas

A pandemia do novo coronavírus impactou também os projetos de vida dos jovens, a inserção no ensino superior e no mercado de trabalho. A subsecretária de Políticas para Juventude de Campo Grande, Laura Miranda, disse que o atual momento acelerou o debate sobre as possibilidades de escolha que os jovens têm diante de si e quais estratégias para concretizar essas oportunidades.


Laura Miranda, subsecretária municipal 

“A juventude é o nosso presente. Jovens com idade entre 15 e 29 anos representam 33% da população de Campo Grande. Por isso, nossos projetos visam garantir que as políticas públicas atinjam o alvo. Recentemente, inauguramos o novo Centro de Referência da Juventude, que encaminha os jovens para o mercado de trabalho, oferece atendimento psicológico e orientação vocacional”, ressaltou Laura.


Ian Leal, subsecretário estadual

Já o subsecretário estadual de Políticas para Juventude, Ian Leal, disse que investir na juventude nunca será um recurso perdido. “Diariamente, estamos construindo a realidade da nossa juventude. Os jovens querem aprender, conquistar espaços e contribuir para o desenvolvimento do País. Devemos valorizar o protagonismo do jovem, reconhecendo suas atividades e atitudes. Eles são transformadores sociais e necessitam de reconhecimento”, afirmou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.