ALEMS realiza sessão comemorativa aos 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa

Imagem: Sessão solene foi proposta pelo deputado Renato Câmara, autor da lei que criou a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos
Sessão solene foi proposta pelo deputado Renato Câmara, autor da lei que criou a Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos
23/09/2021 - 15:28 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na próxima segunda-feira (27) sessão solene em comemoração aos 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande. O evento, proposto pelo deputado Renato Câmara (MDB), será realizado no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis, de forma semipresencial a partir das 19h. Terá transmissão ao vivo pelos canais de comunicação da ALEMS. A sessão integra as ações da Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos.

A realização da solenidade, conforme justifica o parlamentar, deve-se ao trabalho de referência do Banco de Olhos. Fundada em 2006, a instituição conseguiu zerar a fila de espera de transplantes de córneas em Mato Grosso do Sul, além de ofertar córneas para vários estados do Brasil.

Conforme informações na página oficial da Santa Casa, o hospital realizou, nos últimos três anos, 85 transplantes de córneas, sendo 24 transplantes durante a pandemia. O número é significativo considerando o momento de restrições de biossegurança, o que impactou na quantidade de doações. Levando-se em conta um período maior, o Banco de Olhos da Santa Casa realizou, em dez anos, 3.137 córneas para transplantes, sendo 2.345 em Mato Grosso do Sul e 792 para outros estados.

A sessão solene será transmitido ao vivo pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS,  YoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Campanha - A Semana Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos foi instituída pela Lei 5.410/19, de autoria do deputado Renato Câmara. Conforme a normativa, a campanha visa estimular as atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para fins de transplantes e sensibilizar e conscientizar a população acerca da importância da realização da dessa doação.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.