Setembro Amarelo: Audiência alerta formas de prevenção ao suicídio

Imagem: Evento é proposto pela deputada Mara Caseiro
Evento é proposto pela deputada Mara Caseiro
29/09/2021 - 07:05 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promove na quinta-feira (30), das 13h às 15h, a audiência pública Conscientização e Prevenção ao Suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento é promovido pela deputada Mara Caseiro (PSDB) e será de forma mista, com os convidados no plenário Júlio Maia e transmitida online para a participação do público por meio das páginas da deputada nas redes sociais pelo @deputadamaracaseiro, Facebook da ALEMS, YouTube, Radio ALEMS e TV Assembleia pelo Canal 9 da Claro/NET. 

Para falar do sentido e da importância da vida, a psicóloga Ana Carolina Lima é uma das convidadas da audiência. O psiquiatra Marcos Estevão irá palestrar a respeito da identificação e ajuda de pessoas que estejam sem vontade de viver, com tendências suicidas.

Sobre ações de prevenção e conscientização em relação ao suicídio, na área da saúde do munícipio, estará presente no evento o psiquiatra Eduardo Araújo. Em relação ao Estado, o assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, Dorival Betini, falará de ações preventivas do governo para impedir a ocorrência de casos de suicídio.

“Infelizmente, uma das principais causas de morte no mundo ainda é o suicídio. E nós precisamos conversar, nós precisamos debater esse assunto tão delicado e difícil de lidarmos. Precisamos impedir que as pessoas tirem a própria vida. Para tudo existe solução, só para a morte que não. Ainda mais agora na pandemia, precisamos estar atentos aos sinais e poder ajudar quem possa estar passando por isso, dar um novo sentido à vida”, refletiu a deputada Mara Caseiro ao convidar para o evento.

A parlamentar é autora da Lei 4.777/2015, que instituiu a Campanha Setembro Amarelo em Mato Grosso do Sul. Mara também destaca que em momentos difíceis é importante que a pessoa busque apoio. “Eu quero dizer a você que possa estar passando por esse momento: valorize a sua vida, tenha amor em você, e acredite em você. Procure ajuda, converse, explique qual é a sua dificuldade. O mais importante é você. Não podemos permitir que esse momento possa acabar com todos os seus sonhos. Então, vamos juntos nessa campanha do Setembro Amarelo, nesse combate e nesse debate, e, com certeza, salvar muitas vidas”, enfatiza.

Busque ajuda

Além de participar da audiência, você pode contar com o apoio do Grupo Amor e Vida, que atende gratuitamente e garante anonimato por meio dos telefones: (67) 3383-4112, (67) 99266-6560 (Claro) e (67) 99973-8682 (Vivo). Nenhuma das linhas possui identificador de chamadas. Outras informações podem ser consultadas no site grupoamorvida.ong. Também há o grupo CVV pelo disque 188.

*Com informações da assessoria da parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.