A caminho da TV com sinal aberto, ALEMS assina convênios com a PGE e com a Adepol

Imagem: Deputado Paulo Corrêa, presidente da ALEMS, assinou, nesta terça-feira, convênios para veiculação de programas da PGE e da Adepol
Deputado Paulo Corrêa, presidente da ALEMS, assinou, nesta terça-feira, convênios para veiculação de programas da PGE e da Adepol
28/09/2021 - 17:40 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Cyro Clemente

Em processo de implantação de televisão com sinal aberto, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) renovou o convênio com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e iniciou parceria com a Associação dos Delegados de Polícia de MS (Adepol/MS) para transmissão de programas desses órgãos na grade da TV ALEMS. A solenidade de assinatura dos termos foi realizada na tarde desta terça-feira (28), na ALEMS, pelo deputado Paulo Corrêa, presidente da Casa de Leis. Na ocasião, o parlamentar recebeu a presidente da Adepol/MS, Aline Gonçalves Sinnott Lopez, e a procuradora-geral de Mato Grosso do Sul, Fabíola Marquetti Sanches Rahim.

A assinatura dos termos representa o respeito do Legislativo pelos demais Poderes e pelos cidadãos sul-mato-grossenses, conforme enfatizou Paulo Corrêa. Além do respeito, o parlamentar destacou a importância do serviço de utilidade pública prestado pela Assembleia e os órgãos parceiros nas transmissões de conteúdos pela TV ALEMS.


Presidente Paulo Corrêa, durante a assinatura dos convênios 

“Nós já temos um trabalho com a Procuradoria de muitos anos e entendemos perfeitamente qual o papel da PGE. A gente respeita esse trabalho. E é com esse respeito que a Assembleia Legislativa e a TV Assembleia prestam um serviço de utilidade pública. Isso é um serviço no sentido de clarearmos à população, com transparência, sobre o que é feito na Procuradoria Geral do Estado. Isso é muito importante”, afirmou o presidente da ALEMS. “A harmonia entre os Poderes é isto: respeitar o que cada um faz e mostrar para a população o que estamos fazendo”, acrescentou o deputado.

A parceria da PGE com a ALEMS, que já dura três anos, superou as expectativas na avaliação da procuradora Fabíola Marquetti. “Superou todas nossas expectivas. Foi um projeto que iniciou sem muita expectativa e que acabou ganhando repercussão nacional. Hoje, estamos levando essa idéia para outras partes do país”, contou. Para ela, a parceria, além de possibilitar a divulgação das ações da PGE, também demonstra, de forma efetiva, a harmonia entre os Poderes. “É realmente muito importante. É um princípio constitucional colocado na prática”, completou.

A delegada Aline Gonçalves também comemorou a parceria feita com a Casa de Leis. “É um convênio de suma importância, inovador. Nós não tínhamos nada neste sentido. Agora, poderemos informar à sociedade sobre a carreira do delegado de polícia, em que esfera atua, como atua. Isso é importantíssimo para que a sociedade possa ter clareza e conhecimento do que é o delegado de polícia”, comentou a presidente da Adepol.

Sinal aberto

Durante o evento, o deputado Paulo Corrêa também informou que a Assembleia caminha para fase final de funcionamento em sinal aberto e a concretização desse projeto pode ser no início de 2022. “Estamos em um caminho para termos sinal aberto até fevereiro do ano que vem. As instalações todas já estão praticamente prontas”, disse o parlamentar.

Funcionando em sinal aberto, a TV ALEMS oportunizará aos municípios a possibilidade de veiculação de conteúdos. Paulo Corrêa informou que já está tendo conversa neste sentido com a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). “Vamos mostrar à população as potencialidades nas áreas de turismo, meio ambiente e cultura dos municípios e tudo mais que eles quiserem divulgar”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.