Câmara propõe Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde

Imagem:  A ideia é discutir e encontrar soluções para as necessidades dos profissionais, disse Câmara
A ideia é discutir e encontrar soluções para as necessidades dos profissionais, disse Câmara
29/09/2021 - 10:25 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Na sessão ordinária desta quarta-feira (29), o deputado Renato Câmara (MDB) convidou os demais parlamentares para integrar a Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias. A ideia é discutir e encontrar soluções para as necessidades dos profissionais.

“Durante as reuniões da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia: Dengue, Chikungunya e Zika, nós recebemos um volume grande de reivindicação dos agentes comunitários. Por isso, a criação desta nova Frente Parlamentar”, explicou Câmara.  

Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Como coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Renato Câmara se posicionou contra a inclusão da velhice pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na mais recente atualização da Classificação Internacional de Doenças (CID), que entra em vigor no ano que vem.

De acordo com o parlamentar, classificar a velhice como doença (CID-11) é um retrocesso. “Tratar a velhice como uma referência diagnóstica irá interferir nas políticas públicas voltadas aos idosos, uma vez não determinando o motivo da morte não tem como planejar ações para determinadas enfermidades. Todos saem perdendo com essa decisão da OMS”, destacou.

A CID é um conjunto de 55 mil códigos utilizados por profissionais de saúde, pesquisadores e formuladores de políticas públicas. Com essa atualização, será substituído o termo senilidade (código R-54) por “old age” (código MG2A), que significa velhice.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.