Kemp cobra implantação de central de intermediação com intérpretes de libras

Imagem: Pedro Kemp cobrou efetividade de lei de sua autoria que garante direitos da comunidade surda do Estado
Pedro Kemp cobrou efetividade de lei de sua autoria que garante direitos da comunidade surda do Estado
06/10/2021 - 10:55 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) defendeu nesta manhã (6) na tribuna virtual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) que seja implantada a central de intermediação que garante o atendimento remoto ou presencial com intérprete de libras dos surdos. “A Lei 5382/2019, de minha autoria já garante isso, mas o Estado deve garantir o seu efetivo e amplo atendimento por meio do uso e difusão, tradução e interpretação de libras. A implantação deve ser efetiva para que de fato as pessoas surdas possam se comunicar adequadamente em todos os órgãos públicos do Estado”, explicou.

“Para garantir esse direito, o Estado capacitará os servidores ou pode contratar intérpretes, também implantando a central de intermediação para atendimento presencial ou online em órgãos que prestem serviços essenciais, especialmente os de saúde, educação e segurança. A lei é de 2019 e o serviço ainda não está funcionando, as entidades que atuam em favor da pessoa surda nos procuraram reivindicando o serviço”, relatou Kemp.

O deputado ainda pediu o apoio dos demais parlamentares. “As leis não podem ficar no papel, senão ficam inócuas. Além de recebermos as demandas da sociedade civil, apresentarmos os projetos, temos também que cobrar a implantação destas leis aprovadas. Quando ela não é implantada, não atende seus objetivos e não alcança os direitos das pessoas", concluiu Pedro Kemp. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.