Amarildo Cruz quer posto do Detran-MS exclusivo para deficientes e idosos
Inspirados em iniciativa pioneira do Detran-RJ, o deputado Amarildo Cruz pediu a criação de um posto do Detran exclusivo para atender pessoas com deficiência e idosos com mais de 60 anos, em Mato Grosso do Sul. A proposta é feita durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, e tem como objetivo ampliar os direitos deste público.
Conforme o deputado, o “Posto Detran Acessível – PDC” viabilizaria atendimento especial, com estrutura adequada, para receber pessoas com mobilidade reduzida para realização de diferentes serviços do Detran, como, por exemplo, as aulas práticas de direção para alunos PCDs dentre outras ocorrências do cotidiano. A unidade também contaria com intérpretes de Libras.
De acordo com o último Censo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado possui mais de 520 mil pessoas com deficiência, o que corresponde mais de 20% da população.
Considerando somente os que possuem grande ou total dificuldade para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus (ou seja, pessoas com deficiência nessas habilidades), além dos que declararam ter deficiência mental ou intelectual, temos mais de 180 mil sul-mato-grossenses com deficiência, o que corresponde a mais 7,4% da população.
A indicação foi encaminhada ao Diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Espíndola Trindade Júnior, com cópia ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.