Programa Direto ao Assunto destaca função da CCJR no Parlamento

Imagem: Edição traz a segunda parte da entrevista com o deputado Barbosinha
Edição traz a segunda parte da entrevista com o deputado Barbosinha
15/10/2021 - 14:08 Por: Regiane Riberio   Foto: Divulgação Rádio ALEMS

Esta edição do programa Direto ao Assunto, que vai ao ar nesta sexta-feira (15), traz a segunda parte da entrevista com o deputado Barbosinha (DEM), que está em seu segundo mandato e já passou por importantes comissões da Assembleia Legislativa, entre elas a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR). Atualmente o parlamentar é vice-presidente da CCJR, e durante o bate-papo falou sobre o trabalho da comissão e sua importância para Parlamento.

Barbosinha destaca que o trabalho desenvolvido pelo colegiado - considerado o mais importante da Assembleia - muitas das vezes é incompreendido pelos próprios colegas, uma vez que, não analisa o mérito dos projetos a ela encaminhados, mas se os textos obedecem à legalidade, constitucionalidade e a técnica jurídica.

“O papel da comissão é verificar as matérias, principalmente se apresentam vício de iniciativa, ou seja, se neste caso deveriam partir dos poderes Executivo ou Judiciário, e não do Legislativo. Os parlamentares, por exemplo, não podem apresentar projetos que gerem despesas para o governo, sem indicar respectiva fonte de custeio, pois o Estado tem o seu planejamento”, explicou o parlamentar.

Para ouvir a entrevista na íntegra, basta acessar o site oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.