CCJR aprova tramitação do projeto que trata sobre saúde mental das vítimas da Covid-19
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), em reunião remota realizada na manhã desta quarta-feira (20), aprovou parecer favorável à Emenda Substitutiva Integral ao Projeto de Lei 218/2020, de autoria do deputado Marçal Filho (PSDB), que dispõe sobre o atendimento à saúde mental das vítimas da Covid-19, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.
As ações deverão ser executadas por meio de equipes multidisciplinares e serão pautadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A execução será por programas já implementados pelos órgãos responsáveis, além de outros que poderão ser instituídos para finalidade específica.
Os familiares que perderam os entes em decorrência da Covid-19 também poderão receber atendimento. As estratégias das ações poderão ser embasadas em evidências científicas, que garantam a abordagem ética e eficaz das questões relacionadas às consequências da doença para aqueles que procurarem auxílio profissional.
O atendimento poderá ser realizado presencialmente ou à distância, de acordo com o regramento específico de cada modalidade, determinado pelo respectivo Conselho Profissional. O Poder Executivo poderá realizar campanhas de conscientização acerca da importância da assistência à saúde mental e das medidas para o enfrentamento de sentimentos, como medo e estresse.
Confira as demais matérias relatadas pelos deputados Gerson Claro (PP), Barbosinha (DEM), Eduardo Rocha (MDB), Professor Rinaldo (PSDB) e Evander Vendramini (PP).
Pareceres favoráveis
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Complementar 3/2021 estabelece novo prazo para a disciplina de hipóteses legais de transferência ex officio dos militares estaduais para a reserva remunerada.
Projeto de Lei 283/2021, também dor Executivo, autoriza a Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) a doar ao município de Coxim terrenos para construção de unidades habitacionais. São oito lotes com 226 metros quadrados cada um.
Do deputado Barbosinha, o Projeto de Lei 180/2021 denomina de Amaro de Souza a ponte de concreto sendo implementada sobre o Rio Dourados, na MS-274, no Distrito de Porto Vilma.
De Evander Vendramini, o Projeto de Lei 281/2021 cria o Dia do Profissional Caçambeiro em Mato Grosso do Sul, a ser comemorado, anualmente, no dia 30 de setembro.
Projetos de Resolução 56/2021, 55/2021, 54/2021, 53/2021 e 52/2021 concedem Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e a Comenda do Mérito Legislativo.
Pareceres contrários
Do deputado João Henrique (PL), o Projeto de Lei 256/2021, que institui a cobrança, a título de compensação financeira, pelo uso oneroso de equipamentos de monitoração eletrônica, obteve parecer contrário à tramitação, uma que deve ser tema de lei federal.
O Projeto de Lei 278/2021, de autoria do deputado Capitão Contar (PSL), que dispõe sobre a proibição da exigência de passaporte sanitário de qualquer cidadão, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, foi avaliada pela CCJR como inconstitucional.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.