Dentistas superam desafios da profissão em tempos de pandemia e são homenageados

Imagem: A sessão solene em  comemoração ao Dia do Odontólogo foi realizada de forma mista
A sessão solene em comemoração ao Dia do Odontólogo foi realizada de forma mista
27/10/2021 - 21:36 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Wagner Guimarães

Para evitar a disseminação da Covid-19, o Ministério da Saúde, em março de 2020, orientou a suspensão do atendimento odontológico eletivo no Sistema Único de Saúde (SUS), gerando um grande impacto na atividade. Na iniciativa privada não foi diferente, houve uma redução drástica do número de atendimentos. Neste cenário, os cirurgiões-dentistas tiveram que implementar novos protocolos de trabalho. Na noite desta quarta-feira (28), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou sessão solene para homenagear esses profissionais que buscaram conhecimento e inovação para tornar seguro e viável a prestação do serviço odontológico em meio a pandemia.

A sessão solene em comemoração ao Dia do Odontólogo foi proposta pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), que é dentista de formação. “É o momento de a gente homenagear os profissionais que se dedicam para trazer o bem-estar e a saúde a todo cidadão. Neste ano temos um motivo ainda mais especial, rendemos nossa gratidão aos profissionais que atuaram na linha de frente, inclusive na vacinação. Eles foram importantes nas UTIs, cuidando da saúde bucal dos pacientes intubados e evitando focos infecciosos que podem agravar a doença”, afirmou Mara.

A presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO/MS), Silvânia da Silva Silvestre, explicou que a profissão foi evidenciada durante a pandemia. “Por ser uma profissão em contato direto com a principal via de transmissão, a boca, a orientação no primeiro momento foi a suspenção dos atendimentos eletivos. Mas, como o exercício da odontologia sempre exigiu, de forma rotineira, uma série de cuidados em relação à biossegurança, logo foram poucas as adequações. Mostramos que não poderíamos parar, pois os problemas bucais, como a periodontite e outras complicações na cavidade oral, aumentam a probabilidade de um infectado ser acometido por formas mais graves do coronavírus”, informou.

Homenageados

Os profissionais e entidades outorgadas com o Diploma de Honra ao Mérito foram : Amanda Moura, Associação Brasileira de Odontologia (ABO/MS), José Fernando Barbosa dos Santos, José Natan de Paula Dias, Larissa Vicente Martelosso Couto, Leiliane Magi Lopes Hans, Márcio Augusto de Oliveira, Paulo Henrique Rissato, Rafaela Marques, Rhaiza Rejane Neme de Matos, Simone Lopes, Valdir Couto de Souza Júnior, Victor Ferzelli, Christinne Carvalho Maymone Gonçalves, José Wilson Capdeville Bastos, Magali Martins Trivelato, Mariam Kodjaoglanian di Giorgio, Thaís Rodrigues Gondim, Ariel Farias da Silva, Gustavo Maroso Gessi, Inês dos Santos Porto e Márcia Rodrigues Gorisch. 

“Agradecemos muito a homenagem aos cirurgiões-dentistas, que atuando em Mato Grosso do Sul promovem a saúde bucal dos nossos munícipes. É por meio das mãos das equipes de Odontologia que nós conseguimos oferecer melhores condições de vida a todos. Essa honraria representa o orgulho e a importância que do Estado dá aos cirurgiões-dentistas”, falou Christinne Maymone, cirurgiã-dentista e secretária adjunta de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.

A prefeita de Naviraí, filha do ex-deputado Onevan de Matos e também profissional da área, Rhaiza Matos, também falou em nome dos homenageados. “Tenho 11 anos de formada em Odontologia e a vida me levou para área pública. Ser dentista é um dom de Deus, pois temos a oportunidade de devolver o sorriso e a autoestima das pessoas. Hoje, como prefeita, minha meta é cuidar da saúde da população e espero desenvolver bem esse trabalho. Esse é o meu primeiro prêmio e, estar aqui na Assembleia Legislativa sempre me emociona, em razão das lembranças do meu pai Onevan de Matos”, disse Rhaiza.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.