Capitão Contar apresenta projeto para ampliar ações de humanização no atendimento em saúde

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05/11/2021 - 08:37 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Assessoria de Imprensa

Para ampliar a humanização do atendimento de Saúde Pública, o Deputado Capitão Contar apresentou o Projeto de Lei 312/2021, que cria a Política Estadual de Humanização do atendimento à Saúde Pública, em todos os estabelecimentos de saúde credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

O PL prevê a implantação e expansão de forma efetiva de iniciativas de humanização e acolhimento na rede pública de saúde, de forma a beneficiar os pacientes, seus familiares e os profissionais da área. Dessa forma, entende-se também por iniciativas de humanização, ações que diminuam, por exemplo, o problema das filas nos serviços de saúde, que ampliem a transparência no atendimento e ações de valorização dos profissionais, melhorando entre outros pontos as condições de trabalho.

A proposta indica como iniciativa para a promoção da transparência a implantação de um link de acompanhamento de cirurgias, exames, consultas e demais procedimentos para acesso dos usuários em lista de espera, uma dificuldade apontada pelos usuários do sistema. Outro ponto importante é o desenvolvimento de um conjunto de avaliações do atendimento, indicadores de resultados e sistemas de incentivo ao tratamento humanizado.   

“Na busca de um atendimento médico, muitas vezes o cidadão e seus familiares encontram-se em uma situação de vulnerabilidade emocional, além do problema da saúde. Isso precisa ser observado. Com a implantação de uma política efetiva de humanização que alcance não só os usuários, mas também trabalhadores e gestores que trabalham no sistema, podemos melhorar a qualidade do atendimento à saúde e isso é fundamental”, defende o parlamentar.

Em 2018, quando se discutiu a Política Estadual de Educação Permanente em Saúde no Mato Grosso do Sul, 100% dos gestores municipais citaram a Humanização dos Serviços de Saúde como prioridade. No entanto, verifica-se que após 15 anos, ainda não foi construído um caminho sólido para humanização do atendimento à saúde em nosso estado, que ainda necessita de mudanças urgentes. Prova disso, são as 68 mil pessoas que aguardam o reagendamento de cirurgias eletivas e outras 33 mil pessoas estão na fila de espera para exames, situação agravada pela pandemia por Covid-19.

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