Consciência Negra: Legislativo lança página multimídia “ALEMS Antirracista”

Imagem: O objetivo da produção é combater o preconceito e a discriminação racial
O objetivo da produção é combater o preconceito e a discriminação racial
18/11/2021 - 11:29 Por: Evellyn Abelha   Foto: Victor Chileno/Arquivo ALEMS

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) lança a página especial “ALEMS Antirracista”. O material multimídia produzido pela Secretaria de Comunicação Institucional do Parlamento, com o apoio da Mesa Diretora da Casa de Leis, pode ser consultado na íntegra, gratuitamente, por meio deste link  no site do Parlamento.

São textos, fotos, infográficos, vídeos e áudios com o objetivo de combater o preconceito e a discriminação racial. O conteúdo vai desde os aspectos históricos e conceituais do racismo estrutural até a elaboração de um e-book com uma história ilustrada, a qual mostra os danos do racismo e da segregação. O livro, produzido por servidores da Casa de Leis, pode ser acessado aqui.

A página apresenta as iniciativas antirracistas desenvolvidas pela ALEMS, entre elas leis que visam igualdade racial e valorização da cultura negra em Mato Grosso do Sul. “Nossa obrigação, enquanto parlamentares, é trazer esse debate para o centro do Poder Público e firmar um compromisso por uma cultura antirracista”, destaca o presidente do Legislativo, deputado Paulo Corrêa (PSDB). 

Servidores negros da ALEMS foram convidados a fazer uma reflexão por um mundo antirracista, e os vídeos estão disponíveis na página. Também há uma seção dedicada à compilação das principais ideias do livro “Pequeno Manual Antirracista”, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro. A página traz ainda um banco de talentos de artistas negros que atuam em Mato Grosso do Sul, nas áreas da música, literatura, artes plásticas e visuais, fotografia e dramaturgia.

Para saber mais sobre a criação e desenvolvimento da página “ALEMS Antirracista”, ouça o episódio do podcast da Casa de Leis, clicando neste link

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.