Leis: Sancionadas normas sobre importância da vacinação e do direito dos animais

Imagem: Duas leis de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) foram sancionadas nesta sexta-feira
Duas leis de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) foram sancionadas nesta sexta-feira
19/11/2021 - 08:12 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães/Arquivo ALEMS

Duas leis de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) foram sancionadas nesta sexta-feira (19), pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A primeira, Lei Estadual 5.751/2021, dispõe sobre a afixação de cartazes nos meios de transportes públicos coletivos intermunicipais e nas unidades de saúde públicas e privadas, informando os benefícios da vacinação contra a Covid-19 e a necessidade de tomar a dosagem completa.

A obrigatoriedade vale para concessionárias e permissionárias de serviço público de transporte coletivo intermunicipal de passageiros, os hospitais, as clínicas e os laboratórios do setor público e privado, instalados no estado do Mato Grosso do Sul. Ainda de acordo com a lei, os cartazes a ser afixados deverão ter as medidas mínimas no formato A2 (594 mm de largura e 420 mm de altura), com texto impresso com letras proporcionais às dimensões da área do local e do cartaz e de fácil visualização.

A instituição que descumprir a nova norma está sujeita a multa, com valores que serão revertidos ao Fundo Estadual de Saúde (SES). As concessionárias, permissionárias e estabelecimentos abrangidos por esta lei terão o prazo de 30 dias para cumprirem às disposições nela contida – confira na íntegra clicando aqui.

Posse responsável

Já a Lei Estadual 5.754/2021, também publicada hoje no Diário Oficial do Estado, acrescenta à Lei 2.990/2005, que sistematiza sobre a Posse Responsável de Cães e gatos no Estado de Mato Grosso do Sul, e dá outras providências, a temática acerca da Educação em Direitos dos Animais nos conteúdos transversais ou complementares das escolas da Rede Estadual de Ensino.

“A inclusão da matéria será um meio eficaz e de suma importância para a formação da base de nossa sociedade, de nossos futuros cidadãos que já crescerão éticos e cientes do bem estar animal, ou seja, estaremos desenvolvendo e preparando a formação e o caráter de nossos futuros cidadãos”, argumentou o autor da Lei, deputado Lucas de Lima, quando defendeu o projeto em tribuna. Confira as demais leis publicadas no Diário Oficial de hoje clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.