Amarildo Cruz quer solução para demora na concessão de benefícios pelo INSS

Imagem: Há registros de mais de 150 dias de espera para análise dos pedidos
Há registros de mais de 150 dias de espera para análise dos pedidos
23/11/2021 - 11:00 Por: Tainá Jara   Foto: (Foto: Luciana Naddar

O deputado Amarildo Cruz pede solução para demora na concessão de benefícios previdenciários e assistenciais pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Casos de pessoas que aguardam a análise do pedido por mais de 150 dias, em Mato Grosso do Sul, chegaram ao parlamentar.

Pedido de providências foi encaminhado ao gerente do INSS, Raimundo Martins Pereira Ruiz, e à Defensoria Pública da União com base em acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu novo prazo, de 30 a 90 dias, para verificação das solicitações.

Também foi feito pedido de informações em relação ao volume de solicitações e o prazo médio das análises.

Levantamento mostra que diversas pessoas aguardam os benefícios. Até fevereiro desde ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), quase 30 mil esperavam para ter direito apenas a aposentadoria no Estado.

No Brasil, mais de 1,8 milhão de pedidos estão na fila, entre aposentadorias, auxílios doença e outros benefícios. “Tal demora coloca em risco a vida daqueles necessitados”, justificou o parlamentar no pedido.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.