Cobertura do maior evento Legislativo da América Latina mobilizou profissionais

Imagem: Equipes de áudio, vídeo, foto e texto se empenharam para que o público pudesse acompanhar todos os detalhes do evento
Equipes de áudio, vídeo, foto e texto se empenharam para que o público pudesse acompanhar todos os detalhes do evento
26/11/2021 - 14:36 Por: Fernanda Kintschner e Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar, Wagner Guimarães e Cyro Clemente

A primeira edição híbrida do maior evento Legislativo da América Latina mobilizou equipe técnica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para cobertura e transmissões de palestras, reuniões e painéis. Durante os três dias da 24ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada de 24 a 26 de novembro em Campo Grande, profissionais de áudio, vídeo, foto e texto se empenharam para que o público pudesse acompanhar todos os detalhes do evento.

“Primeiro quero agradecer toda equipe de Comunicação da ALEMS e ao presidente Paulo Corrêa por liberar esse aporte e apoio para nós, dando todo o suporte, buscando falas de vários deputados do Brasil, isso engrandece Mato Grosso do Sul. Foi uma cobertura brilhante, isso engrandece nosso trabalho, tenho certeza de que a Conferência foi um sucesso também pelo trabalho de vocês”, destacou o presidente da Unale e da organização do evento, deputado Lidio Lopes (PATRI).


Conferência teve cobertura jornalística completa pela ALEMS

No total, foram mobilizadas 25 pessoas por período para cobertura jornalística e transmissão ao vivo do evento por parte da TV Assembleia; outros cinco repórteres do site oficial, dois fotógrafos, dois profissionais exclusivos para as mídias sociais e oito profissionais e técnicos para a equipe da Rádio ALEMS. 

“Essa cobertura durante a conferência acaba por coroar todo o trabalho que temos feito até agora, com uma Comunicação cada vez mais integrada, profissional, traduzindo as atividades do Legislativo e mandatos para a população geral. Conseguimos nessa cobertura demonstrar que podemos produzir comunicação de altíssimo nível, desde as equipes técnicas aos jornalistas. Traduzimos muito bem a relevância do que é a Conferência da Unale”, destacou o secretário de Comunicação Institucional da ALEMS, Adriano Furtado.

Para o gerente de TV e Rádio da ALEMS, Maurício Picarelli, o trabalho gerou bons resultados. “Foram muitas horas de transmissão ao vivo, que para nós foi motivo de muita satisfação e orgulho. Agradecer a Mesa Diretora da ALEMS que nos deu condições para esse trabalho e a toda nossa equipe de Comunicação, não só de rádio e TV, mas também do site. A população teve a ganhar com isso”, disse.

A gerente de Site e Mídias Sociais, Fabiana Silvestre, destacou a agilidade e a abrangência dos materiais produzidos. “A cobertura digital foi completa, do ponto de vista da nossa Gerência, com notícias em tempo real no site oficial, fotografias preenchendo diversas galerias em nosso banco de imagens e inúmeros materiais disponibilizados nas mídias sociais oficiais da Casa de Leis, que mostraram o quanto o evento foi grandioso e relevante para o Legislativo e Mato Grosso do Sul. Nossos jornalistas e equipe técnica cumpriram os protocolos de biossegurança nesse momento ainda de cuidados da Covid-19, mas não deixaram de participar de nenhuma atividade oferecida pelo evento. Foi uma cobertura completa e responsável”, explicou.


Evento foi transmitido ao vivo pela TV ALEMS

Coordenador da TV ALEMS, Alessandro Perin, falou sobre a experiência das transmissões. “Transmitimos praticamente tudo ao vivo, uma oportunidade única para nós, pois estamos caminhando para o processo de TV aberta, importante para treinar equipe, jornalistas, cinegrafistas, até mesmo para a coordenação, esse foi um grande projeto piloto. Daqui para frente, a casa tem know-how para fazer esses grandes eventos”, afirmou.

A dedicação dos profissionais foi destacada pela coordenadora da Rádio ALEMS, Karine Cortez. “Todos ficaram empenhados para o evento, sem deixar de atender às demandas concomitantes da Casa de Leis. Enviamos boletins para os 79 municípios do Estado, por meio das rádios parceiras que transmitem nosso material. Dessa vez também enviamos para outros estados, por meio da assessoria da Unale, por se tratar de um grande evento. Estamos prontos para nos tornarmos uma rádio de sinal aberto, damos conta da grandiosidade da geração de conteúdo”, pontuou.

Dados da Gerência de Site e Mídias Sociais, até o fechamento desta matéria, alcançaram 1.105 visualizações no Facebook e 582 visualizações no YouTube. As transmissões ao vivo somaram 14h04 ao vivo em nossos canais oficiais, que disponibilizam o material na íntegra para exibições posteriores. Os materias produzidos pela equipe de Comunicação da Casa de Leis durante a 24ª Conferência da Unale podem ser acessados nos seguintes endereços: Agência de Notícias, Banco de Imagens, TV ALEMS, Rádio ALEMS, Youtube, Facebook e Instagram.

Colaborou: Michel Davila

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.