Saúde em Foco aborda treinamento para cognição e comportamento

Imagem: Edição do programa aborda tratamento que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo
Edição do programa aborda tratamento que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo
01/12/2021 - 13:53 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: Divulgação TV Assembleia

O programa Saúde em Foco, exibido na TV Assembleia, aborda o Neurofeedback, um treinamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse método não tem efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro. Ele é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e comportamental. 

A entrevista é com a psicóloga educacional Cristiane Araújo, que explica o efeito por meio de sensores que captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo decodificados e processados por um software especializado. Desta forma, o cérebro é acompanhado em tempo real pela tela de um computador. 

“Com esse treinamento a pessoa é levada, por erros e tentativas, a estimular o cérebro a uma transformação. Em casos de pessoas diagnosticadas com transtorno do déficit de atenção (TDAH), por exemplo, a neurobiologia consiste em lentidão nas áreas frontais do cérebro e dificuldades de concentração. Assim, o neurofeedback treina o cérebro, mantendo o pulso em faixas de frequências que são determinadas para alcançar tais objetivos", afirma a especialista.

Para treinar o cérebro, eletrodos são colocados na cabeça da pessoa e o programa manda de volta para o cérebro o que está acontecendo com ele, como um espelho, dando reforço sonoro ou por imagens quando ele atinge o objetivo. “Como o nosso cérebro é programado para ser o mais funcional possível, quando o treinamos ele busca um funcionamento mais eficiente, buscando a melhora desta atividade elétrica, deste padrão que pode estar disfuncional”, pontua a psicóloga educacional. Confira esta e outras edições do programa no canal 9 da Claro Net TV, em Campo Grande e no canal oficial da TV Assembleia, no YouTube. 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.