Representantes de evangélicos discutem na ALEMS edital do Programa Cidadania Viva

Imagem: Reunião com representantes do segmento evangélico para discutir critérios de seleção de bolsistas para o Programa Cidadania Viva
Reunião com representantes do segmento evangélico para discutir critérios de seleção de bolsistas para o Programa Cidadania Viva
03/12/2021 - 17:43 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Cyro Clemente

Representantes dos evangélicos estiveram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) na tarde desta segunda-feira (03) para discutirem ponto de discordância do edital do processo seletivo do Programa Cidadania Viva, referente a um dos critérios de desempate dos candidatos. O pedido já havia sido atendido e foi publicado na edição desta sexta-feira (3) do Diário Oficial do Estado retificação do edital com a alteração solicitada.

O programa está selecionando 71 bolsistas entre 16 e 29 anos para atuarem como monitor social, supervisor, coordenador-regional e coordenador-geral. Os valores das bolsas variam de R$ 700 a R$ 4,2 mil, contemplando jovens de diferentes escolaridades, desde o ensino fundamental à pós-graduação.

As regras da seleção suscitaram questionamentos do segmento evangélico no que diz respeito a um dos critérios de desempate. “O edital, que tinha sido publicado, dava impressão de um benefício a um determinado setor pela questão do ativismo LGBT. Então, o segmento cristão evangélico procurou essa agenda para que pudéssemos discutir e minimizar essa questão, para que não houvesse privilégio de um setor em detrimento de outro”, explicou o deputado Herculano Borges (Solidariedade).

De acordo com o parlamentar, o assunto foi discutido na Secretaria de Cidadania e Cultura (Secic) com o titular da pasta, João César Mattogrosso. “Ele prontamente entendeu a indagação. Então, foi feito um reordenamento no edital para que tivesse mais isonomia, mais igualdade. Isso vai possibilitar a todo jovem entre 16 e 29 anos participar desse chamamento”, concluiu Herculano.

O secretário João César Mattogrosso, que também participou da reunião desta tarde, afirmou que o critério foi “uma falha”, mas que buscava contemplar as oito subsecretarias da pasta. “Foi uma falha na forma como colocamos o critério de desempate, mas foi no intuito de poder abraçar as oito subcretarias que temos na nossa pasta de Cidadania”, explicou. “Conversando com os pastores, nós organizamos o edital de uma maneira melhor para que não criasse algum tipo de aresta para o segmento A ou segmento B. O intuito do governo do Estado é acertar e acredito que a gente conversando mais, ouvindo, as chances de fazermos políticas propositivas e positivas dentro da sociedade é maior”, completou.

Participando da reunião como representante dos pastores, o Apóstolo Edmilson Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Pastores Evangélicos de Campo Grande, considerou que o critério, objeto de discordância, privilegiava um grupo social. “No processo seletivo, um determinado grupo tinha preferência de pontos, tinha vantagem, o que é uma discriminação não só com os evangélicos, mas com toda sociedade”, disse o religioso. “Viemos tratar aqui dessa pauta polêmica no contexto evangélico, mas que já foi solucionada. Era uma pauta que fazia privilégio para um determinado setor. Expomos nosso entendimento e já foi conciliado”, afirmou.

Além do deputado Herculano Borges, do secretário João César Mattogrosso e do Apóstolo Edmilson Oliveira, participaram da reunião o presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB), o deputado Professor Rinaldo (PSDB), o secretário-adjunto da Sesic, Eduardo Pereira Romero, líderes religiosos e outras autoridades. 

Alterações nos critérios de desempate

A publicação no Diário Oficial (confira na página 124) apresenta tabela com as mudanças nos critérios e pontuações para o desempate na fase 3 da seleção do programa. Essa fase é referente às entrevistas dos candidatos.

Conforme o edital, há três critérios para o desempate: perfil de liderança, perfil comunicacional e contexto social. Houve mudanças no último critério, ficando, na nova redação, a seguinte descrição: “público-alvo das políticas afirmativas desenvolvidas pela SECIC”. Antes, eram três as descrições, entre as quais estava “integrante de comunidade política pública de gênero LGBTQI+”.

Outra mudança foi quanto às pontuações das habilidades descritas no critério “perfil de liderança”. São cinco habilidades e cada uma delas correspondia a cinco pontos. Agora, cada uma das habilidades desse critério equivale a dez pontos.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.