Paulo Duarte solicita envio de vacinas excedentes contra a Covid-19 para a Bolívia

Imagem: Paulo Duarte propõe que apenas as vacinas excedentes sejam enviadas para a Bolívia, como forma de fortalecer a imunização na fronteira com o país vizinho.
Paulo Duarte propõe que apenas as vacinas excedentes sejam enviadas para a Bolívia, como forma de fortalecer a imunização na fronteira com o país vizinho.
09/12/2021 - 08:59 Por: Miriam Ibanhes   Foto: Miriam Ibanhes

Preocupado com o avanço das variantes do vírus causador da Covid-19, o deputado estadual Paulo Duarte (MDB) apresenta na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) desta quinta-feira (9), uma indicação ao Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde para que realizem a gestão junto ao Governo Federal para destinação de doses excedentes da vacina contra a Covid-19 para imunização da população da Bolívia, país que faz fronteira com os municípios brasileiros de Corumbá e Ladário, no oeste de Mato Grosso do Sul.

O deputado justifica o pedido devido ao livre trânsito da população entre Brasil e Bolívia, tendo uma circulação média de mil pessoas todos os dias. Duarte leva em consideração o baixo desempenho  do país vizinho, que tem uma taxa de 34% de pessoas vacinadas com primeira e segunda doses. Em contrapartida, o estado de Mato Grosso do Sul tem uma taxa vacinal que gira em torno de 70%. Para o parlamentar se torna de fundamental importância contribuir para que a população boliviana se imunize, “dessa forma estaremos contribuindo também para reduzir a circulação do vírus. Ainda não estamos livres da pandemia em virtude das variantes da Covid-19, portanto temos o dever de tomar medidas que ajudem a aumentar as taxas de imunização”, analisa o deputado.

Para apresentar a indicação no plenário da Alems, o deputado Paulo Duarte fez uma visita oficial ao Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Resende, na última terça-feira (7) e depois de uma longa conversa ambos concordaram sobre a importância da solicitação para um efetivo controle da pandemia. “Fiz questão de conversar pessoalmente com o secretário Geraldo Resende, parabenizei-o pela atuação impecável durante esse período tão crítico e deixei claro que a destinação de vacinas deverá ser apenas das doses excedentes, de forma que não haja prejuízo na continuidade da imunização da população brasileira”, esclarece Duarte.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.