Ler é Viver destaca livro de poemas produzidos na pandemia e e-books da ALEMS

Imagem: Livros digitais da ALEMS estão entre os destaques do programa Ler é Viver
Livros digitais da ALEMS estão entre os destaques do programa Ler é Viver
09/12/2021 - 17:54 Por: João Humberto   Foto: TV ALEMS

O livro de poemas ‘Távola de palavras e silêncios’, escrito durante a pandemia do coronavírus pelo médico psiquiatra Marcos Estevão dos Santos Moura, e os quatro e-books produzidos pela Gerência de Site e Mídias Sociais da Assembleia Legislativa de MS, por meio dos jornalistas Osvaldo Júnior e Ana Maria Assis e ilustrados pela programadora visual Luciana Kawassaki, são destaques do programa Ler é Viver de dezembro, que entra na grade da TV ALEMS neste sábado (11), às 8h.  

O período mais grave da pandemia foi de muito trabalho para o psiquiatra Marcos Estevão, formado em Medicina pela UFPA (Universidade Federal do Pará), pois em decorrência do coronavírus, muitas pessoas passaram a se isolar, além de se sentirem amedrontadas, fatores que interferiram na saúde mental. Para se desligar do trabalho no consultório, o médico buscou abrigo na literatura, produzindo poemas que integram seu sexto livro, “Távola de palavras e silêncios”, publicado pela Life Editora e lançado em 21 de outubro.


João Humberto (centro) entrevistou Osvaldo Júnior e Marcos Estevão 

Conforme Marcos, a obra possui uma poesia mais moderna, diferentemente do parnasianismo e romantismo e das poesias mais rimadas e metrificadas, bastante utilizadas por ele em outras obras. O psiquiatra ainda é autor de ‘A caserna em versos e rimas e um pouco de prosa’, ‘Meu nome é Romualdo’, ‘Dependência química, uma prisão de ponta-cabeça’, ‘Pedaços de mim’ e ‘Circulus Libenter’.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e que também que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. Segundo Estevão, a literatura pode ajudar a aliviar as tensões provocadas pelo dia a dia, principalmente em decorrência do coronavírus.

E-books – Desde o ano passado, a Gerência de Site e Mídias Sociais, ligada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS, por meio de seus jornalistas, deu início ao projeto de publicação de livros digitais, com temas que abordam racismo, empoderamento das mulheres, direitos dos idosos e enfrentamento ao abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. São livros lúdicos que tratam de assuntos delicados, mas que precisam ser retratados.

O jornalista Osvaldo Júnior, repórter da agência de notícias da ALEMS, é autor de dois deles: “Preta, rainha nascida do céu e da terra – Uma história sobre a beleza da diversidade” e “Uma festa para a vida – Animais do pantanal e os direitos dos idosos”. O primeiro conta a história de uma oncinha-preta, raptada no Pantanal e levada a uma fazenda, quando é trancada numa jaula, lutando pela liberdade e enfrentando o racismo. Já o tema dos direitos dos idosos é retratado no segundo e-book, por meio de uma festa que reúne diversos animais da fauna pantaneira.

No programa, ele conta sobre como nasceu o projeto e qual a relevância e necessidade de abordar temas delicados. Osvaldo ainda ressaltou a importância das ilustrações feitas pela programadora visual Luciana Kawassaki, que também trabalha na Gerência de Site e Mídias Sociais.

Os livros digitais da ALEMS, protagonizados por animais, surgiram por meio de ideia da jornalista Ana Maria Assis, que trabalhou um tempo na gerência e escreveu o primeiro, intitulado ‘Capivarinhas não são sozinhas – Uma história de amizade’, e na sequência veio ‘A descoberta da oncinha de laço apertado – Uma história sobre ser o que quer ser’. Ela encaminhou vídeo falando sobre as histórias dos livros e os temas abordados.

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre os livros digitais produzidos pela equipe da Gerência de Site e Mídias Sociais da ALEMS, basta acessar o site www.al.ms.gov.br, clicar no ícone ‘Comunicação’ e em ‘Especiais’, sendo direcionado então às publicações disponíveis para download.

Ler é Viver – A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

O programa pode ser conferido na TV ALEMS (canal 9 da NET) nas terças às 13h30, sextas às 20h45 e sábados às 8h, no YouTube da Assembleia MS ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Confira abaixo a chamada do programa:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.