Balanço: Com mais de 9 mil proposições, ano parlamentar encerra com recordes

Imagem: Presidente Paulo Corrêa divulgou os números na última sessão de 2021
Presidente Paulo Corrêa divulgou os números na última sessão de 2021
16/12/2021 - 13:38 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

O ano de 2021 encerrou com recordes no trabalho parlamentar da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). De acordo com o balanço apresentado pelo presidente, deputado Paulo Corrêa (PSDB), foram apresentadas um total de 9.439 proposições de 2 de fevereiro a 16 de dezembro, em 124 sessões plenárias realizadas ao longo do ano. Para conferir na íntegra as ações do Parlamento em 2021, clique aqui.

Foram 429 votações, que aprovaram 134 projetos entre projetos de leis, de resoluções, de decreto legislativo, de lei complementar e de emenda constitucional. Outros 72 projetos foram rejeitados e ainda tramitam na Casa de Leis 104 proposituras, somando um total de 316 projetos apresentados em 2021.


Foram realizadas 124 sessões plenárias neste ano

Além disso, os dados da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos, lidos pelo presidente Paulo Corrêa ao final da sessão desta quinta-feira (16), somam 11 vetos analisados, 805 moções, 2.256 indicações, 360 requerimentos, 262 emendas e 5.745 ofícios. O trabalho parlamentar também ganhou transparência em 196 publicações do Diário do Legislativo neste ano.

“Com o espírito natalino aí, fechamos o ano com recordes de trabalho dos 24 deputados e deputada. Aprovamos todos os projetos de cunho social do Poder Executivo e esse relatório expressa nosso compromisso, de que o Parlamento trabalhou incansavelmente esse ano. Agradeço também a todos os departamentos dessa Casa de Leis, quero desejar um fim de ano maravilhoso e que a gente volte com as forças renovadas, relembrando que mesmo com posições controversas, o respeito impera nessa Casa. Agradeço também a todos os poderes e a todas as comissões da ALEMS, em nome da CCJR ‘incansável’, que fazem com que nosso trabalho esteja em outro patamar”, discursou o presidente Paulo Corrêa.

Igualmente, o primeiro secretário, deputado Zé Teixeira (DEM), agradeceu o trabalho de todos. “Primeiro quero agradecer pelo dom da vida e depois pelo empenho de todos e pela Mesa Diretora. Em janeiro continuaremos as reformas no estacionamento, quero avisar que a porta principal ainda estará aberta para quem precisar vir no recesso resolver alguma coisa no gabinete parlamentar. Sigo à disposição de todos, é uma satisfação fazer parte dessa família que se construiu com os 24 deputados. Aos servidores e a vocês, meu muito obrigada, um feliz Natal e prosperidade a todos”, ressaltou Zé Teixeira.

Para o segundo secretário, deputado Herculano Borges (Solidariedade) o momento também é de agradecer pelo dom da vida. “Agradecer ao Senhor Deus por estar vivos, que mantenha nossa saúde e dê sabedoria para mais um ano, já que esse foi tão difícil, perdemos os companheiros Cabo Almi e Onevan de Matos, que deixaram um legado por Mato Grosso do Sul”, relembrou.

Mara Caseiro (PSDB), líder do Governo na Casa de Leis, ocupou o cargo do ex-deputado Onevan e aproveitou para agradecer a receptividade. “Foi um ano ainda de lutas, mas eu quero agradecer toda a receptividade que tiveram comigo. Toda Mesa Diretora pela compreensão, a gente voltando, meu muito obrigada aos servidores e deputados. Ao Governo do Estado pela oportunidade de liderança e por trazer projetos que atendem demandas da sociedade. Feliz Natal a todos, que possamos continuar esse trabalho para ter um estado cada dia mais justo e humano”, destacou.

Professor Rinaldo (PSDB) aproveitou a despedida dos trabalhos legislativos para dizer que o papel foi cumprido. “Tenho tranquilidade de dizer que, mesmo em um ano atípico, cumprimos nosso papel. Nunca tínhamos aprovado tantos projetos e indicações, atendemos todos os segmentos da sociedade e que assim continue, com Deus nos abençoando com vida e saúde, que venha um novo ano de paz”.


Deputados aprovaram 134 projetos

Para o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Gerson Claro (PP), o empenho de todos foi louvável. “Agradeço a Mesa e toda nossa assessoria, pelo trabalho incansável, fiquei muito feliz, ver o respeito e comprometimento para construir o Mato Grosso do Sul que sonhamos para as próximas gerações”, disse.

O trabalho dos servidores também foi exaltado na fala de Lidio Lopes (PATRI), que relembrou  a 24ª Conferência da Unale, maior evento que reúne legislativos da América Latina e trouxe destaque a Mato Grosso do Sul. “De forma especial à equipe de Comunicação e de Cerimonial a essa Casa, que teve um trabalho imprescindível para a Conferencia acontecer aqui e dar a visibilidade ao Estado como nunca se tinha visto. Um excelente Natal a todos, que Deus esteja com a família de todos vocês”, ressaltou Lidio – reveja a conferência aqui.

Barbosinha(DEM) encerrou os agradecimentos parlamentares destacando que o estado começa a sair de uma crise. “Viemos de momentos de crise sem precedentes e estamos retomando a economia graças ao trabalho exitoso da Assembleia Legislativa. Batemos recordes e o governador enviou projetos extremamente importantes ao estado. Além disso vamos agradecer a saúde e que estamos vivos”, finalizou.

Presente na sessão, representando o Governo do Estado, a consultora legislativa Ana Carolina Ali Garcia agradeceu o empenho de todos os deputados em atender as demandas da população, votando projetos enviados pelo Executivo para benefício da sociedade. “Nossa missão foi permitir que as políticas públicas realmente atendam o seu fim. Vocês abriram os gabinetes e permitiram que construíssemos normas mais claras. Agradeço a todos”, finalizou. Confira demais balanços clicando aqui.

Veja a cobertura pela TV Assembleia:

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.