Mérito da Questão volta com programa inédito sobre o Centro Integrado de Justiça

Imagem: Juíza Elisabeth Rosa Baisch foi a entrevistada no programa  Mérito da Questão
Juíza Elisabeth Rosa Baisch foi a entrevistada no programa Mérito da Questão
02/02/2022 - 17:12 Por: Secretaria de Comunicação do TJMS   Foto: TV ALEMS

O programa de TV do Tribunal de Justiça, exibido em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), está de volta e é transmitido pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados. O tema desta edição, a primeira após o retorno do recesso forense, será o Centro Integrado de Justiça (Cijus) e sua variedade de serviços e capacidade de agilizar a tramitação dos processos no Estado.

No dia 8 de dezembro de 2016, a população de Campo Grande recebeu o mais moderno e amplo prédio do Poder Judiciário Estadual. As ações passaram a ser distribuídas automaticamente para todos os juízes dos Juizados - uma centralização que veio para facilitar a vida das pessoas, dos jurisdicionados e servidores. Assim, o Cijus mudou o cenário das demandas da justiça.

Assim, no Mérito da Questão desta terça, em entrevista com a diretora do foro dos juizados especiais, juíza Elisabeth Rosa Baisch, você fica sabendo quais os serviços oferecidos no centro, como ele funciona, o que o jurisdicionado pode fazer virtualmente, como fazer o agendamento eletrônico e quando se aplica o Balcão Virtual, tudo para garantir o amplo acesso à justiça de forma gratuita e simplificada. “E com foco forte na conciliação”, sustenta a juíza.

A magistrada adianta nessa edição do programa que a meta para que o Cijus evolua é o aprimoramento de todos os serviços, desde a forma de entregar a prestação jurisdicional, de se fazer a conciliação, até como garantir a biossegurança, não só agora como quando a pandemia passar.

O Mérito da Questão é exibido às terças-feiras, quinzenalmente, com reprises conforme programação, que pode ser acompanhada em www.al.ms.gov.br/TvAssembleia/Programacao. O programa também pode ser visto nos canais do TJMS e da Alems no Youtube.

Confira abaixo o programa:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.