Mar e ocupação de bairro da Capital inspiram livros destacados no Ler é Viver

Imagem: Escritores Febraro de Oliveira e Rafa Carvalho participam do programa comandado pelo jornalista João Humberto
Escritores Febraro de Oliveira e Rafa Carvalho participam do programa comandado pelo jornalista João Humberto
08/02/2022 - 13:20 Por: João Grilo   Foto: Reprodução TV ALEMS

O programa Ler é Viver de fevereiro, que entrou no ar nesta terça-feira (8) na TV ALEMS, aborda o romance ‘Uirapuru’, do escritor campo-grandense Febraro de Oliveira, que tem como inspiração a rua da casa onde mora, e que nasceu de uma ocupação, no Conjunto Habitacional Estrela D’alva. Já o escritor e músico paulista Rafa Carvalho, que possui ligação muito forte com Mato Grosso do Sul, tendo trabalhado, em 2008, com jovens indígenas em Dourados, conta mais sobre como trabalha os temas do mar e da raça humana em suas publicações e músicas, a exemplo dos livros de poemas ‘Auto-mar’ e de contos ‘Contas de mar’, além do CD ‘Do mar’, primeiro da sua carreira e lançado recentemente.

Febraro hoje tem 23 anos e, quando criança, juntava placas de trânsito e criava histórias a partir delas, sendo as narrativas construídas entre o caminho de uma placa até outra. Em novembro do ano passado lançou ‘Uirapuru’, que além do tema da ocupação, também debate movimento LGBTQIA+, violência policial, pertencimento, desejo e amor.


Febraro de Oliveira lançou no ano passado o livro Uirapuru

Para escrever o romance, Febraro buscou registros históricos oficiais sobre a ocupação do Estrela D’alva, porém conseguiu apenas informações de moradores da região. Foi um trabalho que levou cinco anos para ser finalizado e contou com entrevistas e rodas de conversas.

O jovem escritor também é autor dos livros ‘Poesia não existe ou ensaio do que não é inédito’, ‘Todavia’ e ‘Planos incríveis para situações mirabolantes’, tendo este alcançado o pódio de livro de poesia mais vendido da Amazon. Já ‘Todavia’ figurou durante três meses entre os dez mais comprados em lançamentos de poesia na Livraria Virtual.

No facebook, Febraro criou o perfil ‘Poetastro’, com quase quatro milhões de curtidas, sendo que nele os autores podem trocar experiências de vida sobre suas escritas. “Até receita de bolo já virou poema”, brinca.

A criatividade do escritor é tamanha que, atualmente, em parceria com a escritora pernambucana Açucena Ketily, está escrevendo um livro que trata da depressão pós-parto, tendo como protagonista uma galinha.

Mar – Radicado em Campinas, o escritor e músico Rafa Carvalho nasceu em Mauá. Ele faz uma abordagem não-convencional e provocativa da poesia, tendo como inspiração o mar.


Rafa Carvalho, escritor e música, busca inspiração no mar

Ele é autor do livro de poemas ‘Auto-mar’, lançado em 2016 pela Editora Patuá e que também foi destaque no Fest

ival de Poesia de Luanda, na Angola. Em 2018, lançou o livro de contos ‘Contas de mar’, pela Pontes Editores, contemplado num programa cultural do governo de São Paulo; a obra possui 17 histórias.

Finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2018, seu livro de contos ‘Roxo seco’ segue na esperança de ser publicado, assim como o romance ‘Cacimba’, que concorreu ao Prêmio Kindle de 2020. Além disso, em 2011 participou de uma antologia dos Poetas del 15 de Mayo, na Espanha, quando se envolveu com esse movimento.

Neste mês, Rafa lançou seu primeiro CD, intitulado ‘Do Mar’, pela Gravadora YB Music. “É um projeto que celebra o mar e pode ser conferido nas plataformas digitais. Forma uma trilogia marinha com seus dois primeiros livros. Uma curiosidade é que ‘Itã’, lenda que fundamenta meu livro ‘Contas de mar’, é justamente expressada em ‘Entrega’, meu primeiro single lançado”.

Além de ter convivido com jovens indígenas em uma reserva de Dourados em 2008, nessa mesma época ele passou um tempo em Bonito. “Em Mato Grosso do Sul eu aprendi a apreciar um bom tereré com limão e a bater papo na calçada”, lembra o poeta.

Rafa Carvalho começou a carreira no circo e por meio dele viajou para diversos países, como Japão, Argentina e Dinamarca. Nos seus 18 anos de estrada, já trabalhou com arte e educação, dormiu muitas vezes na rua e teve encontros inusitados com os artistas Gilberto Gil, Jorge Mautner e Nelson Sargento.

Ler é Viver – A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura e divulgar ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

O programa pode ser conferido na TV ALEMS (canal 9 da NET) nas terças às 13h30, sextas às 20h45 e sábados às 8h, no YouTube da Assembleia MS ou no site www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Confira abaixo o programa na íntegra:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.