No “8 de Março”, Neno Razuk homenageia Léia, uma mulher que edifica outras mulheres
“Temos que reconhecer a importância e valorizar as mulheres diariamente, mas em um dia especial como o 8 de março, homenagear a Léia é estender o reconhecimento a todas as mulheres que lutam dia a dia por um mundo melhor e mais justo”. Assim o deputado estadual Neno Razuk (sem partido) definiu a homenagem prestada no Dia Internacional da Mulher da Assembleia Legislativa.
Conhecida como Léia, Rosemeire da Silva é nascida em Dourados-MS e atua no movimento comunitário e de luta pela moradia apoiando ações em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. E ela tem uma história daquelas bem bacanas de contas.
Em 1995, Léia iniciou sua luta na ocupação da área batizada de comunidade Santa Clara, hoje conhecida como Jardim do Bosque II. Posteriormente passou a atuar como líder comunitária vindo a presidir algumas associações de moradores se destacando como liderança feminina e comunitária. “Ao longo de minha trajetória coordenei trabalhos de assentar famílias nas comunidades. E dez anos depois passei a integrar o Movimento Nacional de Luta pela moradia”, relembra sobre as décadas de atuação.
“A Léia é uma mulher atuante em projetos sociais, crescida na roça sabe como ninguém o valor de uma moradia de qualidade, sempre lutou para que as famílias fossem respeitadas na luta por um direito básico que é moradia”, afirmou Neno Razuk que se diz orgulhoso em poder render o reconhecimento para ela.
Para o parlamentar, são trabalhos assim que edificam, literalmente. “Uma casa é o edifício da vida, ela é um exemplo de mulher que luta pela qualidade de vida, vale exaltar e ressaltar que o trabalho resulta em seis mil famílias contempladas com suas ações em especial no tocante da família" ressaltou o parlamentar.
Atualmente tem uma atuação importante, com foco na realização de campanhas para doação de brinquedos e alimentos em datas especiais como Natal, Páscoa e Dia das crianças, ações que foram ampliadas no período de pandemia ocasionada pela COVID-19.