Mérito da Questão fala sobre trabalho da Justiça Itinerante

Imagem: Programa estreia nesta terça-feira
Programa estreia nesta terça-feira
08/03/2022 - 16:02 Por: Assessoria TJ-MS   Foto: Divulgação TV ALEMS

Em 20 anos, 181.383 ações foram iniciadas, 153.356 audiências obtiveram êxito e somente 5.727 audiências terminaram sem acordo entre as partes, o que representa um índice de sucesso de mais de 96%. Pelos números significativos e principalmente pela sua contribuição social, a Justiça Itinerante é assunto do Mérito da Questão dessa terça-feira, às 19 horas, na TV Assembleia.

Para falar sobre o assunto, o convidado desta edição do programa é o juiz Cezar Luiz Miozzo, titular desde 2003 da 8ª Vara do Juizado Especial - Justiça Itinerante. O magistrado traz respostas para perguntas como “qual tipo de ação é atendida?”, “como propor essa ação?” e “quais documentos levar?”. Miozzo esclarece ainda como foi possível estabelecer para todos os campo-grandenses uma justiça simples, sem formalidades, próxima e acessível. “A contribuição maior é a desmistificação do que é justiça. As pessoas falam com o juiz. Passam a saber que podem falar com o magistrado que é alguém igual a ela”, considera o entrevistado.

O programa Mérito da Questão é uma parceria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul com a Assembleia Legislativa para que todos conheçam o papel do Judiciário e o que diz respeito à preservação dos direitos e resolução de conflitos de moradores, entidades e instituições do Estado. A TV Assembleia pode ser sintonizada no canal 9 da NET em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados, além de ser acessada pelo Youtube da Casa de Leis.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.