Com projeto de Neno Razuk mulheres de MS terão semana de conscientização sobre a SOP

Imagem:
09/03/2022 - 09:46 Por:    Foto: Assessoria de Comunicação

O sonho de ser mãe faz parte da vida da maioria das mulheres, mas muitas não conseguem realizar por problemas que, se tratados, possuem chances de “cura”. E um desses casos é a SOP. Com a sensibilização sobre o tema, o deputado estadual Neno Razuk (sem partido) apresentou ontem (8) no Dia da Mulher, um projeto de lei para que Mato Grosso do Sul tenha campanhas de sensibilização sobre a Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

Esse é um distúrbio hormonal que atinge 13% das mulheres em idade fértil. A campanha orientativa está prevista no Projeto de Lei 49/2022, e será realizada, anualmente, na segunda semana de março, ou seja, no mês que é alusivo às mulheres.

A doença atinge parcela significativa da população feminina. “Segundo o que pesquisamos para o projeto, os índices mostram que 13% das mulheres em idade fértil são acometidas desse problema. No Brasil, são contabilizados 2 milhões de casos novos anualmente. A Semana de Conscientização vai contribuir para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce, favorecendo, como consequência, o sucesso no tratamento”, afirmou.

A SOP é uma “patologia endocrinológica que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho, além de trazer diversos sinais físicos, como atrasos na menstruação, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, obesidade, acne e em casos mais raros a queda de cabelo.”



A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso seja considerado constitucional, será analisado e votado pelas comissões de mérito e na sessão plenária.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.