Deputados repercutem fala de parlamentar de São Paulo sobre ucranianas

Imagem: Parlamentares repudiaram fala de parlamentar da ALESP sobre as mulheres ucranianas
Parlamentares repudiaram fala de parlamentar da ALESP sobre as mulheres ucranianas
09/03/2022 - 12:08 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (9), deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) repudiaram a fala do deputado estadual Arthur do Val (sem partido), sobre as mulheres ucranianas, que enfrentam a guerra desencadeada pela Rússia, no dia 24 de fevereiro. Na última sexta-feira (4), um áudio do parlamentar dizia que as mulheres refugiadas “são fáceis porque são pobres”.

O deputado Coronel David (sem partido) pediu o encaminhamento de uma Moção de Repúdio ao deputado, com cópia à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), em nome da ALEMS. “É lamentável, uma declaração deplorável deste parlamentar em relação às mulheres ucranianas, fato que tomou uma proporção internacional e que revela a verdadeira identidade de uma personalidade totalmente descomprometida de respeito com as mulheres, estamos na Semana internacional da Mulher no Brasil e tivemos o desprazer de ouvir o que disse esse parlamentar, que sem dúvida nenhuma não expressa aquilo que os homens de bem defendem nesse momento”, disse.

A deputada Mara Caseiro (PSDB) elogiou a iniciativa de Coronel David. “Que bom que o senhor teve essa ideia, eu também quero subscrever a Moção de Repúdio, um momento tão cruel que essas mulheres vivem, um representante do povo que pensa dessa forma, uma mulher ser objeto, esquecendo esse sofrimento. Parabenizo por trazer isso à tona, demonstra que nem todos os homens pensam como esse menino irresponsável, com essa fala repugnante que nos causa vergonha”, ressaltou.

O deputado João Henrique (PL) também irá subscrever a Moção de Repúdio. “Assino com muito prazer a moção, repudiando e acreditando que uma das maiores penas já foi experimentada por esse deputado estadual, a perda de seu amor, sua namorada, e provavelmente as pessoas que acreditavam e o seguiam,  acreditavam que ele estava no caminho certo”, relatou.


O deputado parabenizou a Moção de Repúdio ao assunto

O deputado Pedro Kemp (PT) também parabenizou a iniciativa. “Já me sinto contemplado em nome da Casa de Leis, e realmente temos que repudiar ainda mais nesta semana e mês dedicados às mulheres, nós tínhamos que tomar essa posição de repudiar essa fala criminosa desse deputado de São Paulo, que se utilizando da dor e sofrimento das mulheres em situação de guerra, fez uma fala tão infeliz como essa, no mínimo quebrou o decoro parlamentar e não pode continuar sendo representante da população. Não ofende só as mulheres da Ucrânia, e sim todas a mulheres”, considerou.


Paulo Corrês sugeriu encaminhar o documento à Unale

Por fim, o deputado e presidente da ALEMS, Paulo Corrêa (PSDB) sugeriu que o documento fosse encaminhando à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Que a gente encaminhasse ao presidente ALESP, mas eu queria sugerir, até porque é vontade dos 24 deputados, potencializar, nós temos na Casa de Leis o presidente da Unale, vamos encaminhar ao deputado Lidio Lopes, assim será encaminhada a todas Assembleias Legislativas, em nome Unale. E isso representará o total repúdio das casas legislativas do Brasil”, destacou.

Máscaras

O deputado Coronel David ainda falou em estudos para a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras por conta da pandemia. “Solicitamos ao Governo do Estado um estudo para que fosse flexibilizado o uso de máscaras em Mato Grosso do Sul. Enfrentamos um momento muito difícil, perdemos muitas vidas, e as medidas serviram para que pudéssemos evitar a disseminação deste vírus, mas neste momento a gente percebe que estamos com  a pandemia controle, há diminuição do número de mortes, e o Estado é destaque em vacinação”, informou o parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.