Izulina Xavier representa Corumbá e é contemplada com o troféu Celina Jallad

Imagem: Paulo Duarte homenageia Izulina Xavier pela contribuição cultural para Corumbá.
Paulo Duarte homenageia Izulina Xavier pela contribuição cultural para Corumbá.
09/03/2022 - 16:03 Por: Gabinete Deputado Estadual Paulo Duarte   Foto: ALMS

A escritora e artista plástica Izulina Gomes Xavier foi indicada pelo deputado estadual Paulo Duarte (MDB) a receber o troféu Celina Jallad em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nessa terça-feira (8), em sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A homenagem é realizada todos os anos desde 2011 e o troféu é dado àquelas mulheres que se destacam na sociedade sul-mato-grossense.

Durante a solenidade de concessão do troféu, o deputado Paulo Duarte se emocionou ao falar sobre Izulina Xavier, que aos 93 anos de idade, tem um extenso trabalho cultural realizado por Corumbá, em outras cidades do Mato Grosso do Sul e ainda na Bolívia. O parlamentar relembrou o samba composto pelo corumbaense Pedro de Castro, também em homenagem à Izulina Xavier: “Que coisa linda é ver dona Izulina. Sua obra na colina é o Cristo Redentor. Um beijo Izulina Xavier”,completa o deputado.

Izulina Xavier

Nascida no Piauí, Izulina veio morar em Corumbá em 1944, logo após de casar. No município, constituiu família e as raízes profundas formadas na região pantaneira a tornaram um ícone da cultura local e do Mato Grosso do Sul. Sócia fundadora da Academia Corumbaense de Letras marcou presença não apenas na literatura com seis romances, cinco estórias de cordel e um livro infantil publicados, mas ainda no teatro e na pintura.

Izulina Xavier é responsável pela confecção das 72 peças que representam as 14 estações da Via Sacra e também pela estátua do Cristo Rei do Pantanal, com 12 metros de altura. Essas obras estão instaladas no Morro do Cruzeiro, ponto turístico e de realização de eventos religiosos na cidade corumbaense.

Por muitos anos, a artista dedicou-se à conclusão de um conjunto de painéis instalados em um terreno ao lado de sua residência, onde conta a história de Corumbá, desde a chegada do navegador português Aleixo Garcia, em 1543 até o ano de 1899. Os 43 painéis de concreto tornaram-se referência entre arte e história. No município de Três Lagoas se destaca outra obra de Izulina: o Cristo Redentor, com mais de 15 metros de altura e inaugurado em 13 de junho de 1992.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.