No mês da mulher, Professor Rinaldo destaca ações da ALEMS e do governo

Imagem: Dentre as ações destacadas pelo parlamentar, estão as criações das salas lilás nas delegacias de polícia
Dentre as ações destacadas pelo parlamentar, estão as criações das salas lilás nas delegacias de polícia
10/03/2022 - 10:44 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Em março é celebrado o mês da mulher. O deputado Professor Rinaldo (PSDB) fez uso da palavra na sessão desta quinta-feira (10), para destacar as ações da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e do Governo do Estado contra o feminicídio.

Em 2021, foram registrados 34 feminicídios, colocando Mato Grosso do Sul em terceiro lugar do Brasil com a maior porcentagem de vítimas. Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), somente nos primeiros três meses deste ano foram 11 pessoas mortas por serem mulheres.

“Destes 11 crimes, 9 aconteceram dentro das próprias casas das vítimas. Mesmo a Assembleia Legislativa criando leis e o Estado investindo recursos maciçamente, o feminicídio ainda ocorre em nosso Estado. Por isso, devemos intensificar as ações e programas para proteger nossas mulheres”, afirmou o deputado.

Dentre as ações destacadas pelo parlamentar, estão as criações das salas lilás nas delegacias de polícia. “Mato Grosso do Sul é um Estado pioneiro na defesa dos direitos das mulheres, especialmente quando o assunto são políticas públicas de enfrentamento à violência. A primeira sala lilás foi construída em 2017, com uma emenda do nosso mandato e, hoje, já são 25, todas voltadas ao atendimento diferenciado e qualificado às mulheres em situação de violência e também para crianças”, disse.

Em seu discurso, Professor Rinaldo também se mostrou indignado com a fala do deputado paulista Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Ontem, a ALEMS aprovou Moção de Repúdio, veja aqui.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.