Projeto cria programa para estimular a preservação dos espaços físicos das escolas

Imagem: Lucas de Lima é o autor do projeto de lei; parlamentar defende a importância de se estimular o sentimento de pertencimento
Lucas de Lima é o autor do projeto de lei; parlamentar defende a importância de se estimular o sentimento de pertencimento
15/03/2022 - 17:15 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Wagner Guimarães

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 62/2022, que cria o programa "Minha Escola, nossa Escola: Aprendendo a preservar” nas unidades das redes pública e privada de ensino do Estado. O objetivo, conforme o autor da proposta, deputado Lucas de Lima (Solidariedade), é estimular nos alunos o sentimento de cuidado e de pertencimento ao ambiente escolar.

“Este projeto de lei tem por objetivo aproximar os alunos do espaço físico escolar, a fim de gerar o real sentimento de pertencimento à escola, que deve ser vista não só como local de aprendizado, mas também local de memórias afetivas; e não apenas como uma edificação fria e sem rosto, mas como a extensão da sua casa”, afirma o parlamentar na justificativa da proposta.

Entre as ações previstas no projeto, estão a realização de rodas de conversa e outras atividades para discussão sobre os malefícios da depredação, confecção de painéis e muros para produção criativa dos estudantes, elaboração de calendário para pintura geral da escola, etc.

O projeto deve ser apresentado na sessão desta quarta-feira (16), seguindo para análise e votação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Verificada a sua constitucionalidade, a proposta será votada nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.