Falta de profissionais dificulta condução do tratamento de autistas, diz Barbosinha

Imagem: Deputado pediu implantação dos cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional
Deputado pediu implantação dos cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional
17/03/2022 - 12:14 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Na sessão ordinária desta quinta-feira (17), o deputado estadual Barbosinha (DEM) fez uso da tribuna para solicitar às universidades públicas e particulares a implantação dos cursos de fonoaudiologia e terapia ocupacional. Segundo o parlamentar, poucos profissionais atuam no mercado sul-mato-grossense, fato que dificulta a condução do tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada 68 crianças é diagnóstica com autismo, tornando o distúrbio uma questão de saúde pública mundial. “Houve a expansão no diagnóstico e o aumento do conhecimento sobre o transtorno. A atuação dos terapeutas e fonoaudiólogos não se resume apenas às sessões, mas na condução do treinamento aos familiares, cuidadores e demais profissionais”, destacou.

Conforme Barbosinha, as entidades relatam a dificuldade em encontrar esses profissionais em Mato Grosso do Sul. “Existe um déficit no Estado, o que está acarretando o comprometimento nos cuidados dos autistas”’.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.