Fazendo Arte mostra esculturas em papel machê e papietagem de Sarah Caires

Imagem: A artista plástica Sarah Caires cria esculturas em papel machê e papietagem
A artista plástica Sarah Caires cria esculturas em papel machê e papietagem
18/03/2022 - 10:39 Por: João Humberto   Foto: Reprodução TV ALEMS

Na edição do programa Fazendo Arte que estreia neste sábado (19) na grade da TV ALEMS, a partir das 14h30, você confere documentário sobre a artista visual campo-grandense Sarah Caires, que cria esculturas com papel machê e papietagem – colagens de várias camadas de papéis numa estrutura até ficarem rígidas. Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ela projeta equilíbrio e leveza em sua arte, sendo que atualmente ministra cursos online e se dedica ao ateliê Clube da Papietagem, criado durante a pandemia do coronavírus. 

A paixão de Sarah pela arte começou na infância, por influência de seu pai Edilton Cavalheiro, que na época trabalhava como letrista e cartazista. “Eu amava ver meu pai desenhar as letras em cartazes e fachadas de comércios. Ele também pintava retratos por hobby e isso me encantava, era terapêutico observá-lo. Por isso, sempre havia tintas à disposição em casa”, contou a artista. 

Entre 2011 e 2014, quando cursou Artes Visuais, Sarah se apaixonou pela disciplina de escultura em decorrência dos constantes desafios. Decidiu que após a faculdade, se dedicaria à escultura, só que pesquisaria materiais alternativos: foi então que o papel machê surgiu na sua vida. Quando foi pegar o diploma na UFMS, Sarah viu flyer de um curso de papel machê num dos murais e pediu para sua mãe Maria bancá-lo como presente de formada. “Foi um curso de quatro dias que me ajudou decidir que o papel machê seria o material que utilizaria nas minhas esculturas. Para quem não sabe, o papel machê é uma massa feita com papel picado, água e cola”. 

Sarah esculpe desde animais a figuras humanas e antes de trabalhar as esculturas, faz desenhos delas para ter dimensão de formas e cores. Desde 2020 ministra aulas para ensinar sua técnica e estilo aos alunos a partir de papéis e materiais recicláveis, por meio do Clube da Papietagem. Há dez anos trilhando o caminho das artes, Sarah já participou de várias exposições. Em 2016, por exemplo, fez sua primeira viagem a trabalho para São Paulo, quando participou da exposição Coletiva Multidão, ligada ao Festival Caosarte, no Memorial da América Latina.

A artista visual também já ilustrou os livros de poemas ‘Poesia não existe ou ensaiodoquenãoéinédito’, de 2016, escrito pelo ator Febraro de Oliveira, e o infantojuvenil ‘Menina-bivó’, de 2017, de autoria da psicóloga Nina Dória. Aos 28 anos, Sarah Caires é um grande expoente do universo artístico de Mato Grosso do Sul e tem apostado nos cursos remotos, bem como em projetar suas esculturas por meio das redes sociais. O documentário conta com depoimentos do comerciante Edilton Cavalheiro e da professora Maria Caires, pais de Sarah; da artista plástica Mariana Simões, do escritor Febraro de Oliveira, do desenhista industrial Said Saenz Morales e da estrategista digital Emili Gargalaca. 

Fazendo Arte 

As artes são formas de expressão criadas através de inúmeras formas e materiais e, de acordo com a vontade do artista, se transformam em grandes produções. Para valorizar esse universo, a TV ALEMS implantou em sua grade de programação o programa ‘Fazendo Arte’, que vem exibindo documentários sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. 

Produzido, apresentado e roteirizado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido no YouTube da Assembleia de Mato Grosso do Sul, e na TV ALEMS, no canal 9 da Claro NET TV, às segundas, a partir das 15h; quartas, às 19h e aos sábados, às 14h30. 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.