Lançamento de livro marca abertura do III Seminário Estadual das Águas

Imagem: A coletânea de artigos é assinada pelos palestrantes da segunda edição do Seminário Estadual das Águas
A coletânea de artigos é assinada pelos palestrantes da segunda edição do Seminário Estadual das Águas
21/03/2022 - 10:15 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Múltiplas Conexões: Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai. Este é o título do livro lançado na manhã desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), pelo coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, deputado Renato Câmara (MDB), durante a realização do III Seminário Estadual das Águas.

“A partir do II Seminário Estadual das Águas, todas as palestras serão materializadas em livros, juntamente com uma série produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Não podemos perder as informações que contribuem em torno das problemáticas e potencialidades dos recursos hídricos do Estado. Com essa obra, teremos uma referência bibliográfica local que pode abrir para diversos outros trabalhos e pesquisas”, afirmou Câmara.

A coletânea de artigos é assinada por Jaime Elias Verruck, Ana Luzia de Almeida Martins Abraão, Ariel Sheffer, Arlindo Murilo Muniz, Arnaldo Menecozi, Clovis Ferreira Tolentino Junior, Eloi Panachuki, Giancarlo Lastoria, Humberto Cardoso Gonçalvez, Karuston Adriel Machado da Costa, Sérgio Ricardo Bandeira, Synara Olendzki Broch e Rogério Tomitao Beretta.


Maria Madalena, presidente do IHG-MS

Para a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHG-MS), Maria Madalena Dib Mereb Greco, o livro é um importante espaço para troca de saberes e experiências. “Essa obra tem a participação de pessoas com expertise no que faz. Esse livro é o primogênito, ou seja, o início do caminho para os futuros pesquisadores percorrerem. Hoje, estamos dando um parâmetro para os próximos seminários, portanto, teremos um ponto de partida. O nosso Conselho Editorial, pela importância dessa publicação, criou uma nova série de documentação sul-mato-grossense, que abrigará todos os anais e virá com selo e contribuição do Instituto”, disse.


Leandro Marciano Marra, diretor da UEMS

Representando a Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Leandro Marciano Marra, ressaltou a participação das instituições de ensino superior. “Esta obra é um legado para gerações. É uma contribuição das universidades para com a sociedade, de forma colaborativa e participativa”.

Eugênio José Toazza, presidente do Rotary Club de Campo Grande, e Vânia Abreu de Mello, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/MS),  destacaram o apoio e protagonismo da ALEMS nas discussões sobre educação ambiental. Segundo eles, a ideia de publicar um livro é uma forma das instituições compartilhar o conhecimento técnico e científico e promover a difusão de experiências socioambientais.

Nesta terceira edição, o Seminário Estadual tem como tema central “Águas Urbanas e o Zoneamento Ecológico Econômico”. O evento híbrido acontece até às 17h e pode ser acompanhado pelo Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 

Confira a programação:

10h: Zoneamento Ecológico Econômico e Recursos Hídricos -  Maria Helena da Silva Andrade e Sueli Santos Teixeira

10h15: Zoneamento Ecológico Econômico e Recursos Hídricos no Mato Grosso do Sul - Fabio Ayres

10h55: O Uso de Geodesing como Ferramenta para o Zoneamento Ecológico e Econômico - Ana Clara Mourão Moura

11h25: Debate

14h10: Recursos Hídricos e Processos Urbanos Synara Broch e Leandro Guimarães Bais Martins

14h25: Drenagem Sustentável - Carlos Eduardo Morelli Tucci

14h55: Marco Legal do Saneamento: Novo paradigma ambiental e urbano - Thiago Pereira Vieira

15h25: Campo Grande e o Encontro das Águas - Berenice Maria Jacob Domingues

Workshop 

Na sexta-feira (25), as ações serão encerradas com o workshop “Compromissos e Contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Manutenção da Qualidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso do Sul”. O início está previsto para 9h e também será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.