Drenagem e saneamento marcam palestras da tarde no III Seminário das Águas

Imagem: Palestras da tarde foram mediadas pela professora doutora Synara Broch
Palestras da tarde foram mediadas pela professora doutora Synara Broch
21/03/2022 - 16:16 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Wagner Guimarães

Dando continuidade ao III Seminário Estadual das Águas, realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta segunda-feira (21), as palestras do período vespertino trouxeram, dentre vários temas, debates sobre drenagem urbana, o saneamento básico nas cidades e o Marco Legal do Saneamento no Brasil. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, por meio do mandato do coordenador deputado Renato Câmara (MDB), e pode ser revisto na íntegra no YoutubeFacebook da Casa de Leis.


Dr. Carlos Eduardo Morelli Tucci iniciou  rodada de palestras

Doutora em Desenvolvimento Sustentável, a professora Synara Broch mediou a mesa de palestras que iniciou com o doutor Carlos Eduardo Morelli Tucci. O pesquisador relembrou que em 1.900 a expectativa de vida era de pouco mais de 30 anos. “Não havia esgoto, saneamento ou drenagem e a água era de poço. A contaminação de cólera foi grande e aí entenderam a necessidade da água segura. Em 1920, com essa mudança mais a pasteurização do leite, junto com a descoberta da penicilina aumentou a expectativa de vida e iniciou-se o processo higienista. Com o avanço da medicina a expectativa melhorou muito”, explicou.

Ele falou sobre drenagem e explicou que, no Brasil, para fechar a sustentabilidade precisamos de 200 vezes a área da cidade para obter um ciclo sustentável. “Hoje em dia tem contaminação das fontes de água, a erosão, o aumento das enchentes e de resíduos sólidos que impactam. Infelizmente hoje não tem nenhuma cidade que tem prestador de serviço de drenagem urbana no Brasil”, lamentou.

O engenheiro ambiental Thiago Pereira Vieira, representando a Sanesul, concessionária de água e esgoto de Mato Grosso do Sul, falou sobre o Marco Legal do Saneamento, com a Lei do Saneamento 11.445/2007. “Somamos 1.400 milhão de usuários da Sanesul. Até 31 de dezembro de 2033 temos a meta de universalização dos serviços de saneamento para 99% de cobertura de água e 90% de cobertura de esgotamento sanitário. Atualmente atuamos em 130 localidades. Nosso compromisso em 30 anos é entregar 90% do que o marco exige”, ressaltou.

Em nome da Planurb, a engenheira ambiental Mariana Corrêa de Souza, apresentou os instrumentos à disposição da Capital, Campo Grande. Para ela, é um município privilegiado pelos recursos hídricos. “São 33 córregos e um Rio, o Anhanduí. Há cinco zonas ambientais, que abarcam 74 bairros”, explicou. Ela apresentou as áreas de proteção ambiental (Guariroba, Lajeado e Ceroula), diversos planos diretores, como o Plano Diretor de Arborização Urbana e o Plano de Drenagem Urbana com a reorganização das 11 bacias hidrográficas. 

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Synara Broch, quem mediou a mesa, deixou um recado final de que a população precisa se apropriar dos direitos e deveres, para que tenhamos soluções cooperadas. “Não é só o outro. Não é só o político que faz a lei, mas somos nós que colocamos ele lá. Assim como o Legislativo está dando esse grande exemplo sediando esse evento na Casa de Leis, não tem outra fórmula de melhorar as coisas. Esse ano faz 20 ano da Política Estadual de Recursos Hídricos e temos muitos desafios ainda”, ressaltou.


Deputado Renato Câmara agradeceu a participação / Foto: Luciana Nassar

Para fechar, o deputado Renato Câmara enalteceu os temas debatidos e disse que a preocupação com o futuro dos recursos hídricos é fundamental. “E nós, uma instituição representativa como a ALEMS, tem no seu cerne a discussão de políticas públicas para que se possam fazer os devidos encaminhamentos de sustentabilidade, junto com a população. Tenho visto que quando não há esse amadurecimento de debate e discussão com a sociedade, a política pública nasce inócua. E só funciona através da repressão. Agora, se a política pública nasce de uma discussão com a base, com o amadurecimento de consciência, faz com que as pessoas coloquem em prática e aí sim funcione. Quero agradecer a todas as instituições presentes”, finalizou o parlamentar.

Workshop 

Na sexta-feira (25), as ações serão encerradas com o workshop “Compromissos e Contribuições das Instituições de Ensino Superior para a Manutenção da Qualidade dos Recursos Hídricos em Mato Grosso do Sul”. O início está previsto para 9h e também será transmitido ao vivo pelos canais de comunicação da Casa de Leis - Canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS (Android/iOS). 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.