Deputados celebram reajuste a professores e pedem mais vagas em concurso

Imagem:
24/02/2022 - 16:32 Por: Élida Monteiro   Foto:

O 2º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Herculano Borges (Solidariedade), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (24), comemorou a decisão do Governo do Estado em reajustar o salário dos professores convocados em 34%.

“Celebramos essa conquista da categoria. Mato Grosso do Sul já era o Estado que melhor remunera os professores e, agora, avança ainda mais na valorização destes profissionais e da educação pública. Todos os deputados estaduais comemoram essa notícia, pois todos fizeram essa solicitação para o governador Reinaldo Azambuja”, destacou.

O aumento será feito em duas etapas. O reajuste será de 20% no mês de fevereiro, a partir da data de início da vigência de cada um dos contratos de trabalho, e 14%, a contar de 4 de abril.

De acordo com o Executivo, a previsão é de um impacto na folha de R$ 100 milhões por ano. “Além disso, o governador assumiu o compromisso de contratar mais mil professores por meio do concurso que foi aberto”, informou.

Pedro Kemp (PT) e Zé Teixeira (DEM) também falaram sobre o assunto e reforçaram a importância de se buscar a equiparação salarial entre concursados e convocados.

“Apesar do reajuste concedido, não há razão de ter diferenciação de salários, uma vez que temos um corpo docente, professores realizando a mesma atividade e com a mesma dedicação, portanto, devem ter a mesma remuneração”, afirmou.

Kemp ainda defendeu que o concurso público contemple mais vagas. Conforme o deputado, Mato Grosso do Sul possui em torno de 18 mil professores, sendo a maioria convocados. “Existe uma irregularidade, pois o ingresso no serviço público deve ser por meio de concurso. Faço um apelo para que o governo aumente o número de vagas oferecidas. Além disso, não há vagas para professores indígenas e para educação especial. Vou encaminhar requerimento à Secretaria de Estado de Educação para que seja corrigido o edital", acrescentou.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.