Janela partidária: Saiba as mudanças na composição dos partidos na ALEMS

Imagem: Mudança é permitida seis meses antes da eleição
Mudança é permitida seis meses antes da eleição
05/04/2022 - 11:01 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar/Arquivo ALEMS

Em ano eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre prazo de 30 dias para que parlamentares de todo o Brasil possam mudar de legenda preservando o cargo atual. Chamado de “janela partidária”, esse período possibilitou a troca de partido para 13 deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com base legal na Lei Federal 13.165/2015.

A mudança ocorre seis meses antes das eleições, que, em 2022, está marcada para o dia 2 de outubro. A regra também está prevista na Emenda Constitucional nº 91/2016. Saiba os demais motivos passíveis de troca de partido na matéria da TV ALEMS:

 


 

Mantiveram-se nos atuais partidos os deputados Paulo Corrêa (PSDB), Mara Caseiro (PSDB), Amarildo Cruz (PT), Pedro Kemp (PT), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Marcio Fernandes (MDB), Renato Câmara (MDB), João Henrique (PL), Antonio Vaz (Republicanos) e Lidio Lopes (PATRI).

Mudanças

Os deputados Barbosinha e Zé Teixeira se despediram do DEM, partido que anunciou fusão com o PSL. Este partido perde em 2022 o único representante que tinha na Casa de Leis, o deputado Capitão Contar. Coronel David foi eleito pelo PSL, mas deixou a sigla e estava sem partido havia quase dois anos. Mesma situação do deputado Jamilson Name, que estava sem partido desde 2019, quando deixou o PDT, no qual foi eleito. Professor Rinaldo, Marçal Filho e Felipe Orro saíram do PSDB. Já o Solidariedade, perde Lucas de Lima e Herculano Borges. Paulo Duarte se despediu do MDB, Neno Razuk do PTB e Londres Machado do PSD. As mudanças foram anunciadas pelos deputados em tribuna e confirmados pela Secretaria Jurídica e Legislativa da ALEMS junto ao Tribunal Regional Eleitoral. 

Confira a nova composição partidária completa:

 



Arte: Luciana Ohira Kawassaki / Revisão: Gustavo Del Pino




*Colaborou Gabriela Rufino

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.