Barbosinha ressalta importância da Unale para soluções na Segurança Pública

Imagem: Barbosinha preside a comissão que debate assuntos de segurança pública na Unale
Barbosinha preside a comissão que debate assuntos de segurança pública na Unale
19/04/2022 - 10:43 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Durante a sessão plenária mista desta terça-feira (19), o deputado estadual Barbosinha (PP), presidente da Secretaria de Justiça e Segurança Pública da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale), falou a respeito da participação na entidade nacional.  "Ontem, tivemos a oportunidade de reunir o parlamento nacional para falar dos assuntos acerca da Segurança Pública. Um dos temas incluídos foi a desburocratização da liberação de aplicação dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas [Funad], queremos que esses recursos sejam transferidos fundo a fundo como a acontece nos recursos do Sistema Único de Segurança Pública [SUSP]”, informou.

“Nesta reunião, os assuntos em discussão representam a síntese do sentimento dos operadores de segurança pública em todo o País, eu já tive a oportunidade de ser secretário de Justiça e de Segurança Pública. Propusemos que o dinheiro obtido com a apreensão de objetos do tráfico não vá para Brasília, e fique em cada Estado da apreensão, que cuida dos objetos apreendidos, faz um leilão, e só anos depois recebe um percentual mínimo de volta, por meio de um projeto especificando no que vai utilizar aquele recurso financeiro”, explicou Barbosinha.

O deputado ainda lembrou da atuação das polícias de cada estado no combate aos crimes transfronteiriços. “As polícias dos estados fronteiriços que atuam na condução dos procedimentos investigativos, nos crimes relacionados ao tráfico, deveriam ter contrapartida do Governo Federal. Sabemos que a competência constitucional é da Polícia Federal, mas quem faz a grande atuação são as polícias estaduais, sem receber contrapartida. Outro assunto foi a desburocratização dos recursos do SUSP”, destacou.

“Encaminharemos esse pleito nacional a todas as assembleias legislativas do País, ao Conselho Nacional de Secretários de Justiça, ao Ministério de Justiça e a cada secretário de segurança pública. Podemos fazer uma grande parceria nos temas de segurança pública e ainda podemos avançar muito mais”, concluiu Barbosinha.


O deputado Lidio Lopes é o atual presidente da Unale

O deputado Lidio Lopes (PATRI), presidente da Unale, elogiou a condução da reunião que aconteceu nesta segunda-feira. “Parabenizo pelo vasto conhecimento, oportunidade que a Unale cria para trazer a segurança pública para dentro de nossas casas legislativas, tanto que tivemos o Tribunal Superior Eleitoral [TSE] levando nossas demandas, entre elas o assento da Unale no debate nas questões nacionais. Essa secretaria está muito bem presidida”, disse.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.