Programa Saúde em Foco debate distúrbio de linguagem

Imagem: Médico neurologista Renato Lima Ferraz é o convidado da semana do programa Saúde em Foco
Médico neurologista Renato Lima Ferraz é o convidado da semana do programa Saúde em Foco
20/04/2022 - 17:35 Por: Ana Paula Gimenes   Foto: TV ALEMS

Recentemente a divulgação da aposentadoria do ator norte-americano Bruce Willis devido ao diagnóstico de afasia trouxe um enfoque para essa condição de saúde ainda pouco conhecida entre muitos. E falar sobre esse assunto o convidado do programa é o médico neurologista Renato Lima Ferraz. 

O especialista explicou que a afasia é um distúrbio de linguagem que ocorre após um dano cerebral, geralmente no lado esquerdo do cérebro, área responsável pela função da linguagem na maioria dos humanos (algumas pessoas apresentam essa área no lado direito do órgão). 

O hemisfério cerebral esquerdo é o dominante para linguagem em 99% dos destros e em 60 a 70% dos canhotos. Há diversas etiologias responsáveis por causar a afasia. Geralmente, estão relacionadas a causas como AVC ou neoplasias.

“Em geral, as características mais comuns de quem tem afasia é a dificuldade de transformar um pensamento em palavra falada ou escrita, de compreender o que é dito por outras pessoas”, explica o neurologista. 

O diagnóstico das afasias é eminentemente clínico, sendo o neurologista o profissional mais habilitado para este diagnóstico. A partir da constatação dos sinais e sintomas pelo exame clínico surge a necessidade de um diagnóstico topográfico, que define onde está a lesão no cérebro e o diagnóstico etiológico, que é a causa ou doença que levou a afasia. Para o diagnóstico do local da lesão cerebral e da causa, os principais exames complementares são: a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Após iniciar o tratamento das doenças de base, o tratamento para as afasias deve ser feito com programas de reabilitação de linguagem que tem como seu principal pilar a fonoterapia. Essa terapia envolve a prática de habilidades linguísticas e pode ensinar os pacientes a suprir deficiências com outras formas de se comunicar. Os membros da família frequentemente participam do processo de reabilitação, ajudando com a comunicação dos pacientes.

Confira o vídeo abaixo:

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.