Lei: Mato Grosso do Sul passa a ter o Dia Estadual do Biomédico

Imagem: O deputado estadual Herculano Borges é o autor da nova lei
O deputado estadual Herculano Borges é o autor da nova lei
25/04/2022 - 08:24 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

De autoria do 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Herculano Borges (Republicanos), a Lei 5.861 institui o Dia Estadual do Biomédico, que deve ser comemorado, anualmente, em 20 de novembro. A nova norma, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (25), passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.

O curso foi criado em 1966 pela Universidade Federal de São Paulo. A profissão foi regulamentada em 1979 e, atualmente, conta com mais de 35 áreas de habilitação. “Durante a pandemia da Covid-19, os biomédicos tiveram lugar de destaque, participando do sequenciamento do vírus no Brasil, na produção de vacinas, nas coletas de amostras biológicas para diagnóstico, na realização de exames imunológicos e moleculares e na realização de exames de Tomografia Computadorizada, atuando como linha de frente”, destacou o parlamentar.

O Dia Nacional do Biomédico é comemorado no dia 20 de novembro, instituído pela Lei Federal 11.339/2006. “São profissionais que se dedicam ao estudo e pesquisa em diversas áreas da saúde, contribuindo na prevenção e no desenvolvimento de tratamentos para doenças da modernidade decorrentes das transformações do corpo humano e meio ambiente”, acrescentou Herculano.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.