Podcast da ALEMS traz curiosidades sobre o trabalho de taquígrafos

Imagem: Adriano Lopes foi entrevistado pelos jornalistas Aline Kraemer e Paulo Radamés
Adriano Lopes foi entrevistado pelos jornalistas Aline Kraemer e Paulo Radamés
03/05/2022 - 15:15 Por: Aline Kraemer   Foto: Wagner Guimarães

Profissionais rápidos e discretos, que registram palavra por palavra do que acontece nas sessões ordinárias e extraordinárias, além dos eventos do Legislativo Estadual. Eles trabalham no plenário especial, acompanham tudo com muita atenção e reproduzem fielmente o que acontece. Este é o trabalho do profissional taquígrafo, tema do novo episódio do podcast Falando da Casa.

Os jornalistas do podcast conversaram com Adriano Lopes, servidor que atua há dez anos no Departamento de Taquigrafia e Revisão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Neste Dia do Taquígrafo (03), é possível conhecer quais os métodos existentes e qual é utilizado na Casa de Leis.


Adriano Lopes atua no departamento há dez anos

Adriano Lopes comentou sobre as capacitações existentes na área, bem como a atuação do profissional no mercado de trabalho. Quando o evento termina, a tarefa do taquígrafo continua com a revisão. Todo o material produzido pelo departamento está disponível para a população, para os gabinetes parlamentares e também para as secretarias do Parlamento Estadual. Este é o episódio de número 20 do Falando da Casa. Ouça o episódio aqui e confira quantas palavras eles escrevem por minuto.

Segundo a União Nacional dos Taquígrafos (Unataq), que congrega os taquígrafos e as taquigrafias do Brasil, 3 de maio é o Dia do Taquígrafo.

Podcast

O Falando da Casa é uma iniciativa da Comunicação Institucional da



ALEMS que apresenta, por meio de bate papo, informações gerais e curiosidades do Poder Legislativo. Os programas estão publicados na plataforma Spotify. Diversos assuntos já foram abordados, como enfrentamento da violência contra as mulheres, combate ao racismo, direitos dos idosos, história da ALEMS, a vida em Campo Grande e Escola do Legislativo. Confira os episódios anteriores aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.