Combate ao coronavírus: Com cores da infância, informativo se despede na 10ª edição

Imagem: Basta um papel, lápis de cor, canetinha e imaginação para a criança partilhar aprendizagens possíveis em um tempo de tão difícil compreensão
Basta um papel, lápis de cor, canetinha e imaginação para a criança partilhar aprendizagens possíveis em um tempo de tão difícil compreensão
03/05/2022 - 14:41 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Aline Kraemer


Ana Beatriz (AnaBê), 9 anos

No momento em que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) reabre suas portas para os cidadãos, a Comunicação da Casa de Leis fecha o último “ALEMS no combate ao coronavírus”. O informativo, que divulgou, desde 2020, as ações parlamentares no enfrentamento da pandemia da Covid-19, encerra-se na décima edição com o que melhor representa a  continuidade da vida: as crianças. Com lápis, papel, traços, cores, imaginação e sentimentos, elas partilham um pouco do que aprenderam durante a pandemia.


Danilo, 7 anos

Iniciado em abril de 2020, o “ALEMS no combate ao coronavírus” reúne informações sobre as principais ações da Casa de Leis no combate aos problemas causados ou agravados pela Covid-19. Cada edição do informativo acompanha o momento da pandemia e as prioridades estabelecidas pelo Parlamento. Nesta edição final, o foco é a reabertura da ALEMS para o público externo, medida possível com a nova etapa da doença. E, neste contexto, o informativo faz um balanço do trabalho do Legislativo e convida à reflexão sobre as aprendizagens obtidas e desenvolvidas nesses dois anos.


Yasmin, 9 anos

O informativo traz uma breve análise do presidente da ALEMS, deputado Paulo Corrêa (PSDB), sobre o trabalho da Casa de Leis na pandemia. O parlamentar destacou a responsabilidade na condução das atividades com atenção às orientações médicas. “Seguimos todos os protocolos de biossegurança que a ciência nos indicou. Seguimos o Prosseguir do Governo do Estado”, afirmou.


Joaquim, 6 anos

O parlamentar também enfatizou que os cuidados na prevenção da doença continuarão. “A Casa está aberta hoje com muito mais tranquilidade. Mas, é claro, vamos verificar a temperatura na entrada e seguir outros protocolos exigidos pela ciência. Haverá colocação, em vários locais, de álcool em gel, e as pessoas poderão ficar sem máscara, porque, por enquanto, foi isso que nos foi aconselhado”, disse.


Catarina, 4 anos

O “ALEMS no combate ao coronavírus” também apresenta um pequeno balanço das ações parlamentares durante a pandemia. Entre essas ações, está a aprovação de leis necessárias para a redução dos impactos da Covid-19. No total, foram 55 leis que buscam auxiliar, financeiramente, trabalhadores e empresas de vários segmentos da economia, ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, reduzir o peso da carga tributária, determinar o cumprimento da vacinação dos grupos prioritários, garantir a saúde e a integridade de idosos, proteger crianças e mulheres vítimas de violência, entre outras finalidades.


Pedro, 7 anos

Sentimentos na ponta do lápis

A pandemia nos ensinou a valorizar os detalhes da vida, aquelas coisas que se perdiam nos cantinhos empoeirados das nossas rotinas. Os tantos meses em casa, o distanciamento, o sofrimento das perdas, a ameaça  constante da doença e da morte, tudo isso ensinou. E talvez esta tenha sido a maior aprendizagem: a realidade, por mais cinza que seja, não desbota as cores da vida.


Alice, 5 anos

Nesta última edição do “ALEMS no combate ao coronavírus”, crianças representaram em desenhos algumas coisas que aprenderam nesses dois anos de pandemia. As imagens publicadas nesta matéria são algumas dessas ilustrações. Os desenhos também estão no informativo e na galeria abaixo deste  texto. 


Maria Vitória (Mavi), 10 anos

Os desenhos traduzem as contradições de sentimentos partilhados por muitas pessoas em um tempo de recomeço: há alegria do amanhã, mas permanece a dor do ontem.


Antonella, 7 anos

Crianças felizes chegando à escola, cercadas por corações, com um céu colorido pelo sol e por muitas nuvens; o mundo marcado por manchas da morte; uma menina com rostinho triste, que aprendeu a esperar; um morcego, que suga a vida, e um hospital e uma ambulância lembrando a importância do cuidado; rosto com máscara, mãos com álcool, prédios com janelas fechadas e um recado que parece vir do sol: “devemos nos proteger sempre”; um menino com aparência alegre, cercado pelo coronavírus, mas também por cores e pelo sol, e disposto a vencer a Covid; dinossauros coloridos feitos por uma criança que, na pandemia, aprendeu a desenhar; uma família dançando em comemoração à vitória que se aproxima; nossas rotinas nos últimos anos resumidas em criativos quadrinhos...

Nessa gangorra alegria-tristeza, sobressai a vida - as cores, o sol, o céu, os movimentos nos ensinam que haverá outro dia e outro e outro... 

Seguem abaixo os recados que algumas das crianças deixaram em seus desenhos:

"A Covid me fez aprender a esperar. É porque a Covid ainda vai acabar. Eu acredito, mas temos que esperar." (Antonella Gimenes Dionello, 7 anos)

"Na pandemia, eu aprendi humildade, solidariedade, coragem... E também que cuidar da saúde faz bem a você e a todos que ama." (Yasmin Souza Paulino de Queiroz, 9 anos)

"Não foi fácil passar por isso, pois causou muitas mortes." (Yasmin Souza Paulino de Queiroz, 9 anos)

"Na pandemia, aprendi a desenhar." (Alice Talisiê Simplício Jara, 5 anos).

"Eu quero vencer a Covid-19." (Pedro Takazono Zenteno, 7 anos)

"Devemos nos proteger sempre." (João Rafael de Nadai, 7 anos).

"Ficar em casa. Ficar com a família. Álcool em gel. Usar máscara. Lavar as mãos." (Miguel Amaro Marques, 7 anos)

"Tome cuidado!" (Danilo Orsini, 7 anos)

"O coronavírus me ensinou que é muito melhor aula presencial do que online. Eu amo muito a minha escola." (Ana Beatriz Khol, 9 anos)

Para acessar esta e as demais edições do informativo "ALEMS no combate ao coronavírus", clique aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.