Projeto cria semana de informação sobre distúrbio que afeta fala de crianças

Imagem: Proposta foi apresentada pelo deputado Marçal Filho
Proposta foi apresentada pelo deputado Marçal Filho
03/05/2022 - 11:06 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Marçal Filho (PP) apresentou nesta terça-feira (3) o Projeto de Lei 105/2022. A proposta institui, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul, a “Semana de Informação e Conscientização sobre a Apraxia de Fala na Infância (AFI)”. Segundo a Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia), a apraxia é um grave distúrbio motor na fala, de ordem neurológica, que afeta a habilidade da criança em produzir e sequencializar os sons da fala.

Conforme o projeto, o evento será realizado, anualmente, na semana em que se inserir o dia 14 de maio. Os objetivos da semana são incentivar campanhas informativas para ampliar o conhecimento da população acerca do diagnóstico precoce e do tratamento da AFI e outros tipos de transtornos que afetam a aquisição dos sons; divulgar os principais sinais e características do distúrbio; aperfeiçoar as políticas públicas estaduais sobre o tema, com especial atenção àquelas voltadas ao diagnóstico precoce e ao tratamento; e fomentar a pesquisa, a ciência e a inovação, no âmbito da saúde, com vistas a identificar e desenvolver novos tratamentos, bem como melhorar aqueles já existentes.

“Quanto mais cedo for identificado e diagnosticado, com o suporte da família e de toda a comunidade, mais rápido o tratamento será direcionado à criança que, com certeza, terá progresso na habilidade de falar. Nesse sentido, a semana de informação e conscientização, certamente, contribuirá para alertar a população sobre os sinais, os sintomas e a importância do diagnóstico precoce do distúrbio, favorecendo, como consequência, o sucesso nos tratamentos”, defendeu ao autor.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.