Ordem do Dia: Alerta sobre perigo da queima do carvão em locais fechados é aprovado

Imagem: Entre as matérias apreciadas nesta manhã, a Política Estadual de Inclusão a Pessoa com Nanismo
Entre as matérias apreciadas nesta manhã, a Política Estadual de Inclusão a Pessoa com Nanismo
03/05/2022 - 11:27 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Durante a Ordem do Dia da primeira sessão plenária do mês, realizada nesta manhã (3), e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul novamente aberta ao público, após o período que esteve fechada em virtude das medidas de biossegurança impostas pela pandemia da Covid-19, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram três matérias.

2ª discussão

Em segunda discussão, o Projeto de Lei 230/2019, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que determina que as empresas que produzem e/ou embalem carvão vegetal imprimam nas embalagens a seguinte mensagem:  "A queima do carvão vegetal em recintos fechados pode causar intoxicação e morte". A matéria aprovada por unanimidade, segue a sanção.

O autor da matéria agradeceu a aprovação. “Esse projeto vem conscientizar a população que, muitas vezes, por falta de energia acabam utilizando o carvão, e isso já trouxe intoxicações e óbitos, por isso é importante que possamos levar até a população explicações, e esta do rótulo vai salvar vidas”, garantiu o deputado Renato Câmara.

1ª discussão

Em primeira discussão, foi aprovado nesta manhã o Projeto de Lei 59/2022, proposto pelo deputado Evander Vendramini (PP). A matéria, que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas nas várias áreas da sociedade, abrangendo a educação, a saúde, o trabalho, a cultura, a acessibilidade, o urbanismo, o esporte e o lazer, será votada em segunda discussão.

Discussão única

Também em discussão única, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 82/2022, de autoria do deputado e presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB). A proposta declara de utilidade pública estadual a “Associação Educacional Cultural e de Pesquisa Arte e Vida”, com sede em Campo Grande. A matéria segue à sanção.

Previsto para análise nesta manhã (3), também em discussão única, o veto total do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Projeto de Lei 231/2019, que dispõe sobre “a proibição de exposição de crianças e adolescentes no âmbito escolar, a danças que aludam a sexualização precoce e a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à erotização infantil, nas escolas públicas e privadas do Estado de Mato Grosso do Sul”. Conforme justificativa do veto, há impedimentos formais e materiais no projeto de lei.  

Moção de Pesar


Iniciativa de Moção de Pesar ao expedicionário da FEB foi de Capitão Contar

Em nome da Casa de Leis, será encaminhada Moção de Pesar à família de Januário Antunes Maciel, integrante do 1º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que faleceu ontem (2). A iniciativa foi do deputado Capitão Contar (PRTB). “Precisamos reconhecer e honrar esses heróis nacionais, por vezes esquecidos por nossa história. Ele é um dos mil pracinhas que serviram na FEB. Lutou na 2ª Guerra Mundial, era conhecido como Centurião Dourado, integrava o regimento Sampaio da FEB, entre 23 de novembro de 1944 e 22 de agosto de 1945, tendo participado ativamente das batalhas de Monte Castelo e La Serra, na Itália, sendo condecorado diversas vezes, ao longo dos seus 100 anos, completados em janeiro deste ano”, relatou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.