Semana de Combate à Pedofilia é lembrada pelo deputado Professor Rinaldo

Imagem: Professor Rinaldo é autor da Lei que criou a Semana Estadual de Combate à Pedofillia
Professor Rinaldo é autor da Lei que criou a Semana Estadual de Combate à Pedofillia
11/05/2022 - 10:40 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

A Semana Estadual de Combate à Pedofillia, implantada pela Lei 3.707/2009, de autoria do deputado Professor Rinaldo (Podemos), foi lembrada durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11). Em seu discurso, o parlamentar disse que a vítima de pedofilia tem desrespeitados seus direitos à saúde, à vida e à dignidade.

“A criança vítima de pedofilia tem seus direitos violados, tem atacada drasticamente sua autoestima e apresenta sequelas para toda a vida. Além disso, as estatísticas mostram que há tendência de que a vítima de abuso sexual na infância se torne um abusador na idade adulta”, destacou o autor da lei.

Professor Rinaldo chamou atenção para os sinais físicos que indicam o abuso sexual. Os mais comuns são: medo, lesões, mudança de comportamento, ganho ou perda de peso, sono perturbado e agressividade.   

“95% dos casos desse tipo de violência contra menores são praticados por pessoas conhecidas das crianças e, em 65% deles, há participação de pessoas do próprio grupo familiar. O abusador manipula emocionalmente, o que pode levar ao silêncio da vítima por sensação de culpa”, disse.

A Semana Estadual tem por objetivo a conscientização, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizativos, para que a sociedade venha conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de combate à pedofilia. Qualquer cidadão pode denunciar o crime pelo Disque 100 ou pelo 190 (Polícia Militar).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.