Mérito da Questão: Varas de direito bancário de MS têm demanda impressionante

Imagem: Juíza Denize de Barros Dodero, da 1ª Vara Bancária de Campo Grande, [é a convidada do programa Mérito da Questão
Juíza Denize de Barros Dodero, da 1ª Vara Bancária de Campo Grande, [é a convidada do programa Mérito da Questão
17/05/2022 - 13:17 Por: Secretaria de Comunicação TJMS   Foto: TV ALEMS

De um modo ou de outro, todo cidadão precisa dos bancos ou de outras formas de organização financeira. Por isso, o direito bancário tem um grande impacto social e está no Mérito da Questão que vai ao ar nesta terça-feira (17), às 19 h, na TV Assembleia. O que é particular desse segmento é que, apesar de todas as matérias necessitarem de atualizações, nesse caso específico as mudanças ocorrem de forma mais dinâmica, rápida, porque acompanham o cenário econômico.

Mesmo assim existem leis, regras e a investigação da aplicação dessas regras para assegurarem a justiça. Para falar sobre o assunto, a convidada do programa é a juíza Denize de Barros Dodero, da 1ª Vara Bancária de Campo Grande. Ela vai falar sobre as competências dessa especialização do Direito, as ilegalidades mais comuns encontradas nos contratos bancários, os principais tipos de ações movidas, como anda o cumprimento das metas e a necessidade de novas soluções tecnológicas para a solução do litígio e a pacificação social.

Em 2008, início do projeto inédito, eram quatro varas bancárias. A especialização proporcionada trouxe respostas rápidas ao jurisdicionado e começaram a surgir demandas até de outros estados. Foi preciso assim fixar domicílio sul-mato-grossense dos contratos bancários. “Como é importante a especialização de matérias e quão forte é o impacto para desafogar outras áreas. Um trabalho que deve ser mantido e ampliado”, adianta a magistrada.

Para saber mais sobre o tema, assista ao Mérito da Questão pelo canal 9 (NET) em Campo Grande e pelo canal 9 (via Cabo TV) em Dourados.

Confira o programa:


 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.