Matéria institui Política de Atenção à Pessoa com Síndrome da Fadiga Crônica

Imagem: Marçal Filho é autor do projeto que cria a política de atenção a quem tem Síndrome da Fadiga Crônica
Marçal Filho é autor do projeto que cria a política de atenção a quem tem Síndrome da Fadiga Crônica
19/05/2022 - 14:39 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Tramita na Casa de Leis o Projeto de Lei 128/2022, de autoria do deputado Marçal Filho (PP). A matéria institui a Política Estadual de Atenção Integral à Pessoa com Encefalomielite Miálgica ou Síndrome da Fadiga Crônica e comorbidades associadas, e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A Política Estadual instituída voltará suas ações, principalmente, à prevenção da doença e à proteção e à recuperação da pessoa por ela acometida, com ações que objetivem garantir o acesso a atendimento por equipe multiprofissional e aos serviços de saúde, promover campanhas de esclarecimento público, entre outras. Saiba mais, clicando aqui.

Marçal Filho fala que a lista de sintomas é extensa. “Os portadores não apresentarão necessariamente todos os sintomas listados. O desconhecimento dessa síndrome pela comunidade médica é comum, o que acaba por causar mais sofrimento e estigma, A implementação de uma política específica vem ao encontro das necessidades dos pacientes, da melhoria do processo de diagnose, da definição de protocolos clínicos, de diretrizes terapêuticas que contemplem a doença em seus variados graus de manifestação”, relatou o parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.