Podcast da ALEMS destaca a importância do brincar na infância

Imagem: Direito fundamental das crianças, o Dia Mundial do Brincar é celebrado em 28 de maio
Direito fundamental das crianças, o Dia Mundial do Brincar é celebrado em 28 de maio
24/05/2022 - 11:20 Por: Aline Kraemer   Foto: Aline Kraemer


A convidada deste episódio foi a professora Ângela Maria Costa

Do que você mais brincava quando criança? A brincadeira é uma atividade essencial na vida dos pequeninos, inclusive está prevista nos Direitos das Crianças. O assunto é muito sério! A importância do brincar para o processo de aprendizagem integral do ser humano é o tema do 21º Podcast Falando da Casa, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).

O bate-papo apresenta uma reflexão para sensibilizar sobre a importância deste assunto, fundamental no processo do desenvolvimento infantil. Os jornalistas Aline Kraemer e Osvaldo Júnior conversaram com a professora doutora em Educação e coordenadora regional do Núcleo da Aliança pela Infância, Ângela Maria Costa.

O programa apresenta uma participação “fofa”: áudios de crianças relatando suas brincadeiras preferidas. O Felipe, de 4 anos, gosta de montar com blocos - “blocoles” -; como ele disse. A Maria Eduarda, de 8 anos (completados nesta terça-feira), afirma que gosta muito de brincar de boneca. Já a Anne prefere outra brincadeira. “Eu tenho 5 anos e a minha brincadeira favorita é cabo de guerra”, comentou a pequena.

A convidada conscientiza a importância de preservar a infância, os estímulos que devem ser realizados pela escola e pela família em casa, além do direito de ser criança e de brincar. O bate-papo também aborda sobre a escolarização precoce e lembra aos adultos a necessidade do tempo que as crianças precisam para brincar. Para ouvir o episódio, clique aqui.

28 de maio - Dia Estadual (e Mundial) do Brincar

É Lei! A Lei 4.562/2014 insere, no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia e a Semana Estadual do Brincar. A data, 28 de maio, segue o calendário internacional. A última semana do mês é dedicada para a promoção e valorização das brincadeiras.

Conforme a Lei, as atividades da Semana Estadual do Brincar têm por finalidade a promoção e a valorização do brincar, reforçando a relevância da brincadeira para o desenvolvimento de uma infância saudável. E esclarece ainda que a efetivação dessas atividades pode envolver os órgãos da Administração Pública e entidades privadas.

Semana Mundial do Brincar

No Brasil, o trabalho voluntário - articulado por pessoas comprometidas com a infância -; realizado pelo movimento "Aliança pela Infância" tem assumido a responsabilidade de fazer o convite para a "Semana do Brincar". A #SemanaMundialdoBrincar de 2022 apresenta o tema “Confiar na força do Brincar” e acontecerá de 21 a 29 de maio. Confira dicas, sugestões, subtemas e informações da Semana Mundial do Brincar aqui.

Podcast

O Falando da Casa é uma iniciativa da Comunicação Institucional da ALEMS que apresenta, por meio de bate papo, informações gerais e curiosidades do Poder Legislativo e outras diversas temáticas. Os programas estão publicados na plataforma Spotify. Confira os episódios anteriores aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.