Programa Vida Saudável fala sobre trabalho de prevenção ao suicídio

Imagem: Programa pode ser ouvido on-line na Rádio ALEMS
Programa pode ser ouvido on-line na Rádio ALEMS
23/05/2022 - 15:54 Por: Regiane Riberio   Foto: Fabiana Garritano

O Programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS, que vai ao ar nesta segunda-feira (23), traz como destaque o trabalho desenvolvido pelo Grupo Amor Vida (GAV) que é responsável pelo atendimento de pessoas que precisam de apoio emocional, por meio de chamadas telefônicas. Por isso o bate-papo nesta edição foi com o presidente da instituição, Gerson Mardine Fraulob.

O GAV, segundo Gerson Mardine, está no Estado há 11 anos e atende em média cerca de 300 ligações mensalmente. “O Grupo Amor Vida agora tem uma linha única, 0800 750 5554, para o serviço de apoio emocional. O nosso serviço sempre foi gratuito, mas as operadoras de telefonia cobravam pelas ligações. Agora, as ligações são gratuitas para todo o Brasil. As ligações continuam anônimas. O número de telefone está sendo amplamente divulgado para que nenhum interessado deixe de receber o suporte que precisa”, destaca.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul é o 3º estado com a maior taxa de mortalidade por suicídio no país, com taxa média de mortalidade de 9,5 por 100 mil habitantes (2019), número expressivo se comparado com a taxa nacional que é de 5,7 (2019).

Dentre a faixa etária mais prevalente para mortalidade, os jovens entre 20 e 39 anos são os que mais tiram a própria vida em relação à população geral do Estado. A população indígena também apresenta prevalência elevada nos jovens com idade entre 15 a 29 anos. Apesar da queda no número de mortes de 2019 para 2020 (o que já se esperava devido à pandemia), a preocupação agora é com o pós pandemia, considerando o aumento da demanda em saúde mental (pessoas com transtornos ansiosos, depressão, uso abusivo de álcool/drogas, luto, sequelas pós covid).

O presidente da instituição também explica durante a entrevista que o atendimento é realizado por voluntários não remunerados que passam por um rigoroso curso de formação e treinamento para aprender a ouvir empaticamente. “Para ser um voluntário do GAV precisa ser maior de 18 anos, gozar de relativo equilíbrio emocional e estar disposto a aceitar e amar o próximo incondicionalmente”, explica Gerson.

Para ouvir o programa, basta acessar a Rádio ALEMS, clicando aqui.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.