Mara Caseiro solicita aumento de efetivo policial em Ribas do Rio Pardo

Imagem: A deputada Mara Caseiro apresentou uma moção de pesar e fez uma indicação nesta manhã
A deputada Mara Caseiro apresentou uma moção de pesar e fez uma indicação nesta manhã
08/06/2022 - 11:22 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

A deputada Mara Caseiro (PSDB), líder do Governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), solicitou nesta manhã (8) ao Executivo estadual o aumento de efetivo policial em Ribas do Rio Pardo. “É necessário esse aumento tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil para o município de Ribas do Rio Pardo. Por conta da instalação da fábrica da Suzano, houve um aumento populacional muito grande, que traz o desenvolvimento, mas traz também problemas sociais e de segurança pública”, relatou.

“Essa é um pedido de vereadores e do presidente do conselho de segurança e houver um aumento dos casos de crimes no local, entre eles o feminicídio que aconteceu há poucos dias em Ribas do Rio Pardo, onde a mulher e o filho foram vítimas de um feminicida. Um crime que nos deixou muito consternados, com cuidado e olhar especial para a proteção de Ribas”, detalhou a deputada Mara Caseiro.

Moção

A deputada também apresentou Moção de Pesar à Zilda Torres, coordenadora foranial da diocese de Naviraí, que liderava desde 2004 a Pastoral da Criança na região. “Ela nasceu em Santa Cataria e chegou em Iguatemi no ano de 1976. Em seguida, mudou-se para Eldorado, teve de dois filhos e três netos, e era totalmente dedicada à família e a vida cristã. Preparava a multimistura em que alimentava as crianças com subnutrição, deixando um grande legado à história do município e região, contribuindo para o desenvolvimento de Eldorado”, descreveu Mara Caseiro.

Projetos

Tramitam na ALEMS dois projetos de autoria da deputado Mara Caseiro. Ambos seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). O Projeto de Lei 167/2022, que inclui como conteúdo transversal, no currículo das Escolas Estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul, a história das mulheres. O objetivo é promover o conhecimento da história das mulheres de destaque de movimentos que contribuíram para emancipação das mulheres e alcance dos espaços em igualdade de gênero. 

“Entre os encaminhamentos de audiência pública sobre assédio moral e sexual contra as mulheres no ambiente de trabalho, estão a minuta de projeto entregue pelas conselheiras federais da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul [OAB/MS], para incluir a história das mulheres como currículo transversal. Somente com uma conscientização, desde os anos iniciais, sobre a relevância das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e democrática é que poderemos reduzir os níveis de violência moral e sexual sofridas por esta parcela da sociedade, além de equalizar, de uma vez por todas, as diferenças ainda impostas pelo tão ultrapassado machismo de nossa sociedade.

O outro é o Projeto de Lei 168/2022, que denomina “Rodovia Antônio Louza” o trecho da Rodovia MS-489 que liga a sede do município de Naviraí ao Porto Caiuá. "Antonio Louza era paulista e chegou a área rural de Naviraí, em 1971. Realizava cultos em sua casa, frequentada por muitas famílias da região. Já pastor, em 2009, alcançou muitas pessoas desacreditadas pela sociedade. O homenageado, conhecido por sua generosidade e amor pela palavra de Deus, dedicou sua vida para cuidar do próximo”, traz a justificativa da matéria.

*Matéria editada às 12h30 para acréscimo de informações.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.