Junho Prata: Ações em defesa da Pessoa Idosa em MS são reforçadas

Imagem: O número para denunciar a violência contra a pessoa idosa é o Disque 100
O número para denunciar a violência contra a pessoa idosa é o Disque 100
10/06/2022 - 11:54 Por: Christiane Mesquita   Foto: Divulgação

Atividades na Saúde, palestra e a realização de dois seminários, um em Dourados e outro em Campo Grande, estão entre as ações do mês escolhido para representar a Defesa dos Direitos dos Idosos, em Mato Grosso do Sul.  Instituído por lei de autoria do deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Junho Prata tem programação que inicia nesta-sexta-feira, e termina no dia 30 de junho, com a realização do 7º Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa.


Renato Câmara é o autor da lei que instituiu o Junho Prata em MS

Renato Câmara ressalta a importância do debate sobre o tema. “O Junho Prata já começou, é por meio da conscientização, do debate, e das discussões sobre os temas relacionados à violência contra a pessoa idosa, que nasce um grande movimento e incentiva cada vez mais as pessoas a falarem sobre esse assunto, encontrando caminhos, soluções e implantar políticas públicas que possam evitar a violência contra os idosos, no Estado. Participe você também, acompanhe nas redes sociais toda a vasta programação, sua participação é muito importante. Vamos dizer não a violência contra a Pessoa Idosa”, declarou.

Programação

As ações iniciam nesta sexta-feira (10) com a realização da Manhã Saúde, com os idosos do projeto da Fundação Manoel de Barros, aberto ao público. Na próxima sexta-feira, 17 de junho, a partir das 15h, haverá a palestra sobre Violência Psicológica nas Instituições de Longa Permanência para Idosos, no Asilo São João Bosco. A palestra será dirigida aos cuidadores e funcionários. No dia 29 de junho, a partir das 8h, acontece, em Dourados, o 1º Seminário de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa de Dourados, na Câmara Municipal de Dourados.

Encerrando a programação, acontece no dia 30 de junho a sétima edição do Seminário Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa, no Auditório do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS), a partir das 8h. O evento é uma realização da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos as Pessoa Idosa, da ALEMS, e do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do MS/COEGEMAS. Para se inscrever, basta clicar aqui, ou, se preferir, ligar no telefone (67) 3389 6316.

Entre os assuntos que serão abordados no 7º Seminário estão a violência institucional, a saúde mental da pessoa idosa, o idadismo e o Hospital da Pessoa Idosa. O evento tem o apoio do Governo do Estado, da Defensoria Pública, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Unigran Capital, do CREA-MS, da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas (Cedip); e da Secretari de Estado de Cidadania e Cultura (SECIC)

Junho Prata

A campanha foi instituída pela Lei 5.215/2018 com o nome "Junho Violeta/Prata". Em 2020, por meio da Lei 5.546, do deputado Renato Câmara, foi  denominada "Junho Prata". O objetivo é unir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos. 

Livro infantil

Diversas ações são realizadas pela Casa de Leis em defesa dos direitos das pessoas idosas. Entre as iniciativas, está o e-book infantil “Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos”, produzido pela Gerência de Site e Mídias Sociais, vinculada à Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS. O livro digital, que pode ser baixado gratuitamente (clique aqui), usa a fauna do Pantanal para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como negligência, chantagem emocional, violência material e agressão física contra pessoas idosas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.