Proposta institui ensino gratuito da língua inglesa aos profissionais de Turismo

Imagem: Deputado Lucas de Lima considera a qualificação fundamental para a área
Deputado Lucas de Lima considera a qualificação fundamental para a área
15/06/2022 - 17:05 Por: Aline Kraemer   Foto: Wagner Guimarães

De autoria do deputado Lucas de Lima (PDT), tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 181/2022, que institui a criação do programa "Inglês Básico". A proposta é oferecer curso básico de inglês, gratuitamente, aos profissionais envolvidos com o setor do Turismo no Estado do Mato Grosso do Sul.

Conforme justificativa do projeto, entre os profissionais que integram a área estão aqueles que atuam nos ramos de hotelaria, transporte, gastronomia, lazer, recepção, portaria, taxista, motorista, garçom, guia, artesanato, entre outros. “Cabe ao Poder Legislativo Estadual propor medidas que favoreçam a capacitação de profissionais envolvidos com a área do Turismo. Este projeto tem como objetivo solicitar, junto ao Poder Executivo, que este ofereça cursos básicos de inglês gratuitamente aos profissionais”, destaca o parlamentar.

A capacitação será oferecida por meio de celebração de parcerias com organizações da sociedade civil e empresas privadas. De acordo com a proposta, o Estado do Mato Grosso do Sul é conhecido pelo ecoturismo e tem como principais cidades: Bonito, Corumbá (Pantanal), Campo Grande, Bodoquena, Rio Verde, etc. “Mesmo durante a pandemia, somente a cidade de Bonito recebeu em 2021 mais de 205.000 turistas. E com a retomada da circulação de viajantes, a tendência é que o Estado passe a receber ainda mais visitantes após a baixa provocada pela pandemia”, citou Lucas de Lima.

O autor da matéria fundamenta que nem todos os trabalhadores dos setores relacionados com as atividades turísticas tiveram a oportunidade de aprender a língua inglesa. “Assim, é importante que os profissionais envolvidos com o turismo estejam preparados para prestar seus serviços aos turistas estrangeiros”, conclui o deputado.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.